O matracão possui o nome científico de Batara cinérea e trata-se de uma ave pertencente a família Thamnophilidae.
Também é conhecido em alguns lugares como Matraca ou Borralhara e em inglês é chamado pelo nome de Giant Antshrike.
É um pássaro encontrado geralmente aos pares em diversos países da América do Sul.
Distribuição do matracão
Existem 3 subespécies do matracão, sendo que a subespécie Batara cinerea cinerea pode ser encontradas em países como Brasil e Argentina.
A subespécie Batara cinerea argentina na Bolívia, Paraguai e Argentina e Por fim Batara cinerea excubitor dos Andes até a central da Bolívia.
Esse pássaro geralmente é encontrado em regiões tropicais e subtropicais úmidas de altitude alta. Também pode ser encontrado em florestas secundárias bem como próximo de emaranhados densos de bambuzais na Mata Atlântica.
Características físicas do matracão
A matraca mede entre 30 a 34 centímetros e seu peso varia de 100 a 150 gramas. Sua cauda é cumprida e essa espécie de ave torna-se inconfundível por conta de sua plumagem.
Os machos do Matraca possuem na parte de cima da cabeça uma espécie de topete na cor preta.
Suas costas, asas e cauda são compostas de listras pretas e brancas, enquanto que as fêmeas possuem um topete de cor marrom com a parte de trás preta e suas costas, asas e cauda são compostas de listras bege e pretas.
Tanto o macho quanto a fêmea possuem o peito e a barriga na cor cinza claro.
Mesmo sendo um pássaro grande ele é difícil de se observar por conta que não faz muito barulho, no entanto, o seu canta acaba entregando sua presença, já que é alto e repetitivo.
Alimentação do matracão
Esta ave captura seu alimento no chão da floresta, alimentando-se de pequenos vertebrados como cobras, roedores, lagartos, entre outros e de caracóis terrestres. Também alimenta-se de grandes artrópodes e de insetos.
Em alguns casos o Borralhara costuma seguir trilhas de formigas de correição para capturá-las.
Reprodução do matracão
Como a maioria dos pássaros da família Thamnophilidae o Borralhara costuma fazer se ninho sobre forquilhas de arbustos ou árvores pequenas, a cerca de 2 a 3 metros de altura, seguindo o padrão típico de seus parentes mais próximos.
Tanto o macho quanto a fêmea constroem o ninho e irão cuidar dos filhotes recém nascidos, que geralmente serão 2 por ninhada.
Veja também tudo sobre o mergulhão-caçador.
Saiba Tudo Sobre o matracão
Como baixar ou ouvir cantos do matracão
Você pode baixar o canto do matracão em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.