O falcão-peregrino é uma ave de rapina cujo nome científico é Falco peregrinus. Ele é pertencente a família Falconidae, sendo conhecido em inglês como Peregrine Falcon.
Ocorre praticamente em todo o mundo, exceto nas regiões polares. Na América do Sul só surge como ave migratória, não nidificando no Brasil.
Distribuição do falcão-peregrino
É uma espécie migratória, vem da América do Norte fugindo do inverno. No Brasil, aparece entre os meses de outubro a abril. Há registros de migrações de até 20 mil quilômetros.
É a ave mais veloz do mundo, capaz de atingir um pouco mais de 300 quilômetros por hora. A expectativa de vida do falcão-peregrino em criações é de 25 anos.
Seu habitat é em arribas marítimas, também em ilhas rochosas ou em precipícios em zonas montanhosas, e ao longo de vales de rios. Encontra-se por vezes em cima de torres, ruínas, antenas e pontes.
Evita locais com intensa atividade humana, ou florestas densas, pântanos com vegetação densa, extensas áreas de planície e zonas agrícolas, e áreas cobertas e extensas de água.
No Inverno o falcão-peregrino prefere zonas abertas com abundância de presas. Dormem de noite em locais abrigados, em superfícies rochosas ou em árvores.
Características físicas do falcão-peregrino
O falcão-peregrino mede entre 38 e 53 centímetros de comprimento e pesa entre 600 gramas até 1 quilo e meio. Ele possui uma envergadura de asas entre 90 a 120 centímetros.
A única diferença entre o macho e a fêmea é o tamanho.
As fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos. Olhos são negros, coroa preta na cabeça, partes superiores cinza-azuladas claras.
Partes inferiores são brancas, o adulto possui barradas de preto, já os filhotes são estriadas. Os pés são amarelos. As asas, pontiagudas e longas. Bico escuro com base amarela.
Alimentação do falcão-peregrino
Esta ave possuí hábitos diurnos e caça suas presas sozinho. Sua preferência alimentar é por outras aves, como por exemplo o pombo doméstico.
Morcegos, pequenos mamíferos e ocasionalmente peixes, tartarugas recém eclodidas e insetos como cupins também fazem parte do seu cardápio.
Reprodução do falcão-peregrino
Antes da postura, o casal dorme junto no penhasco escolhido para nidificar e durante a incubação o macho dorme em outro local.
A postura é de 3 ou 4 ovos de coloração castanho-claros, com manchas avermelhadas.
Os ovos são incubados durante 30 dias pelo casal. Os filhotes de falcão-peregrino ficam emplumados com 35 a 42 dias e dependentes dos pais por mais 5 semanas.
São bastante sensíveis a perturbação durante o período reprodutivo e se sentirem incomodados, abandonam o ninho.
Ameaças ao falcão-peregrino
Os principais fatores que ameaçam a espécie são:
- envenenamento com inseticidas organoclorados como o DDT,
- caça e morte pelos humanos,
- colecionismo de ovos e de crias para falcoaria,
- mortalidade por choque de linhas elétricas,
- mortes causadas por doenças transmitidas pelos pombos,
- degradação do habitat,
- perturbação causada por várias atividades de turismo e lazer na proximidade dos ninhos, que poderão levar ao abandono ou inviabilizar a recolonização de antigos territórios.
Canto do falcão-peregrino
Os falcões emitem diversos sons dependendo das situações, do sexo e da idade. Todos eles fazem combinações de sons mais ou menos largos e mais ou menos agudos.
Aproveite para saber muitas informações sobre o Cauré.
Saiba Tudo Sobre o falcão-peregrino
Como baixar ou ouvir cantos de falcão-peregrino
Você pode baixar o canto do falcão-peregrino em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.