Um bom estímulo para criadores de pássaros é participar de uma exposição de pássaros, que acontece nos torneios ornitológicos.
Esses eventos são um grande “concurso de beleza” que visa conhecer os melhores exemplares das espécies. Desta forma permite o contínuo aperfeiçoamento de seus padrões.
Além disso eles permitem que o público, ao visitá-los, se interessem pela atividade de criação de pássaros, desenvolvendo amor por estes animais. Falamos acima de beleza, mas saiba que diversos concursos são de canto.
Aonde acontecem os torneios ornitológicos?
A exposição de pássaros acontece em torneios de diversos níveis regionais. Eles podem envolver criadores de uma cidade, estado ou do país.
Elas também podem ser abertas somente para pássaros específicos, como exposições de periquito-australiano, de canários de cor ou de porte, ou a um conjunto mais amplo de espécies, como exposições de aves exóticas.
Mas independentemente do evento, uma vitória pode significar muito para um criador.
Além dos prêmios, como taças e medalhas, e do reconhecimento, ele pode garantir sua entrada em associações de criadores e competir em concursos maiores.
Cuidados para participar de uma exposição de pássaros
A competição em uma exposição de pássaros deve ser levada a sério pelos criadores de pássaros.
Uma vez escolhidos os pássaros, a partir de boas linhagens, de preferência com bom histórico em concursos, os exemplares devem receber cuidados específicos para a exposição.
Tais cuidados passam pela alimentação, higiene, saúde e alojamento.
É importante observar recomendações específicas para cada tipo de pássaro. canários fator vermelho, por exemplo, devem ir a concursos com as penas totalmente carotenadas.
Por isso uma sugestão é a administração de cantaxantina desde o nascimento. No caso de psitacídeos, não é indicado o alojamento de mais de uma espécie na mesma gaiola.
Como iniciar na exposição de pássaros?
Para aqueles que querem iniciar a participação em exposições, o melhor a fazer é buscar conhecimentos de criadores mais experientes e aprender com suas próprias aves.
Invista tempo observando seus comportamentos. Além de ser gratificante ver o crescimento da criação, o conhecimento e preparo técnico também serão um fator positivo para os juízes na hora do julgamento.
Existem diversos tipos de exposição e nem todas são competitivas. E inclusive está cada vez mais comum o acontecimento de eventos apenas com fotos, principalmente de espécies mais raras!
Será que teremos em breve exposições com aves nativas, como a choquinha-carijó ou o arapaçu-de-garganta-branca?
Exposição de Pássaros em Torneios Ornitológicos
Auto Amazon Links: No products found.