A ema é uma ave de grande porte da família Rheidae cujo nome científico é Rhea americana e em inglês é chamada de Greater Rhea. Popularmente é conhecida por Nandu, Nhandu, Guaripé e Xuri.
Distribuição da ema
Esta ave pode ser encontrada em boa parte da América do Sul, como na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, principalmente nos estados do Mato Grosso, Tocantins e na Bahia.
O habitat natural são campos naturais, cerrados e áreas agropecuárias, principalmente na cultura de soja.
Características físicas da ema
Ela é enorme e é a maior ave do Brasil, alcançando cerca de 2 metros de comprimento, com 1 metro e meio de de envergadura.
Chega a ter aproximadamente 1 metro e 70 centímetros de altura, com peso variando de 25 a 35 quilos. Tem o pescoço e as canelas compridos, não tem cauda e sua plumagem do dorso é marrom-acinzentada, com a parte inferior mais clara.
A ema animal macho tem a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso pretos.
Possuem pernas fortes e pés providos de três dedos. Embora possua grandes asas, ela não voa. É uma ótima corredora e sua velocidade ultrapassa 60 km por hora.
Quando algo muito próximo a assusta, abaixa o pescoço e afasta-se num ziguezague rápido, erguendo as asas e inflando a plumagem. Vive em bandos de cerca de 30 aves que se deslocam com frequência à procura de alimentos.
Ao contrário das demais aves existe separação das fezes e da urina na cloaca. Os principais predadores da espécie são o lagarto teiú, que consome os ovos, já os filhotes costumam ser alvos do lobo-guará, felinos de pequeno porte e gaviões.
Alimentação da ema
Ela é uma espécie onívora, ou seja, se alimenta de tudo, incluindo sementes, folhas, frutos, insetos, soja, milho, pequenos roedores, moluscos terrestres, pequenos animais, répteis, lagartos, lagartixas, cobras, peixes e rãs.
É comum engolirem pedrinhas para ajudar na digestão.
Reprodução da ema
A maturidade sexual se inicia aos dois anos de idade. Na época do acasalamento, que começa em outubro, os machos costumam abrir as asas para se exibirem para as fêmeas.
Eles também dançam e cantam. Esta espécie tem vários parceiros e o macho costuma reunir até seis fêmeas em seu harém. Estas fêmeas também irão acasalar-se com outros machos.
No entanto, estas fêmeas escolhidas pelo macho, irão botar seus ovos em um mesmo buraco feito no solo, e é o macho que irá choca-los.
O macho vira todos os ovos a cada 24 horas, buscando incubá-los perfeitamente.
Quando o macho está chocando os ovos torna-se extremamente agressivo a qualquer aproximação, atacando com violência ao sentir alguma ameaça.
A incubação começa entre o 5º e o 8º dias após as fêmeas terem iniciado a postura e pode durar de 27 a 41 dias. Os ovos eclodem todos no mesmo dia.
Eles são brancos, geralmente elípticos, e pesam em média 600 gramas. Em média cada fêmea irá botar 5 ovos. Os filhotes de ema nascem após 6 semanas, e permanecem sob os cuidados do macho.
Por volta dos seis meses, os filhotes já têm o tamanho de uma fêmea adulta.
Canto da ema
Durante o período de reprodução o macho emite um urro forte, lembrando o bramido de um grande mamífero, como o boi: “bu-úp” ou “nan-dú”. Vocaliza até mesmo durante a noite. Os filhotes emitem assobios melodiosos.
Confira também algumas informações importantes sobre a garça-azul.
Saiba Tudo Sobre a ema
Como baixar ou ouvir cantos de ema
Você pode baixar o canto da ema em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.