O bico-chato-de-orelha-preta possui o nome científico de Tolmomyias sulphurescens e é uma ave da ordem dos passeriformes, pertencente à família Rhynchocyclidae.
Também é chamado simplestemente como bico-chato e em inglês é conhecido como Yellow-olive Flycatcher.
Distribuição do bico-chato-de-orelha-preta
Essa espécie ocorre em todo o Brasil, porém com maior incidência nas regiões sul e sudeste do país.
Costuma habitar uma variedade de locais, no entanto a mata ciliar, a mata seca e o cerradão são seus locais preferidos. Costuma ficar o ano inteiro no mesmo local.
E pode ser encontrado tanto em pares como sozinho. Em alguns casos raros, também podem ser encontrados forrageando com bandos mistos. Seu estado de conservação é pouco preocupante.
Características físicas do bico-chato-de-orelha-preta
Mede por volta de 13 centímetros de comprimento. O topo da sua cabeça é na cor acinzentada. A parte inferior do seu bico é clara e a parte superior é escura.
Sua cauda é grande e possui o mesmo padrão de cores que as suas asas, com algumas listras amarelas. Sua barriga é amarelada e seu peito é mais claro.
Uma diferença entre a ave adulta e a juvenil são os olhos: a juvenil tem os olhos na cor marrom e a ave adulta tem os olhos cinza-claros.
Devido a sua coloração predominantemente olivácea, quando vai caçar sua presa, ele costuma ficar parada no local, o que faz com que ele fique quase imperceptível. Durante todo o ano ele está cantando.
Existem 16 subespécie dessa ave, sendo que as características físicas são bastante sutis e o que ajuda a distinguir uma de outra é o seu canto e também o local onde geralmente são encontrados.
Alimentação do bico-chato-de-orelha-preta
Esse pássaro alimenta-se principalmente de insetos que encontra entre ramos e folhas das árvores. Algumas vezes pode realizar voos curtos para capturar esses insetos.
Aproveite para conhecer o estalinho.
Reprodução do bico-chato-de-orelha-preta
O seu ninho, localizado geralmente em galhos finos, é em formato de pera com uma entrada lateral. E para sua confecção são utilizados materiais bem peculiares, tais como um tipo de fungo encontrado entre as raízes das arvores e fibras negras.
Com frequência, o ninho dessa ave costuma ser construído próximo de ninhos de vespa, isso porque ela se beneficia do comportamento ofensivo desses insetos, o que significa que muitos predadores ficarão longo dali.
Na parte superior do ninho existe um local onde a fêmea põe os ovos e geralmente são postos dois ovos por postura.
Tanto macho quanto fêmea participem da incubação, é a fêmea quem faz a maior parte do trabalho de chocar os ovos. Por volta dos 22 dias os filhotes desse pássaro abandonam o ninho.
Como baixar ou ouvir cantos de bico-chato-de-orelha-preta
Você pode baixar o canto do bico-chato-de-orelha-preta em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.