A Arara-azul Está em Extinção no Brasil?

Quem não ouviu falar desse pássaro no Brasil? A arara-azul, uma espécie conhecida mundialmente pela sua beleza e lamentavelmente pela ameaça de extinção. Infelizmente podemos afirmar que a arara-azul está em extinção no Brasil! Mas, antes de entrarmos em detalhes sobre o porquê do desaparecimento da espécie, vamos conhecer um pouco mais sobre a arara-azul. Seu nome cientifico é Anodorhynchus hyacinthinus e ela pertence a família Psittacidae. Ela é uma ave que vive em regiões brasileiras como a Floresta Amazônica, o Cerrado e também Pantanal.

A arara Azul está em Extinção no Brasil

Características da arara-azul

Algumas características da arara-azul são marcantes e as tornam fáceis de serem reconhecidas. Como o próprio nome diz, ela é uma ave de cor azul e podemos identificá-la por suas características peculiares como a plumagem e pele azul, já em torno dos seus olhos e na base do bico há uma espécie de fita de tom amarelado, e o bico aparenta ser maior que a cabeça e a arara-azul pode atingir até 1 metro de comprimento.

A arara-azul alimenta-se especialmente de cocos das palmeiras, o chamado licuri, elas tem um bico muito forte e são habilidosas para descascar seu alimento. A arara-azul está pronta para reproduzir três anos após o seu nascimento e ocorre entre os meses de novembro e janeiro, época crítica e de muitos cuidados, especialmente com as que estão em cativeiro, pois, cada filhote que sobrevive representa uma esperança para a espécie.

A arara-azul está em extinção no Brasil?

Muitas pessoas têm pesquisado e investigado sobre como salvar essa linda espécie e também têm se questionado porque a arara-azul está em extinção no Brasil, e a resposta é mais simples do que imagina. A arara-azul é um dos animais ameaçados de extinção do Brasil devido especialmente a sua graça e beleza. Isso atrai a atenção de inúmeros contrabandistas de animais.

Segundo estudos realizados por centros de preservação no Brasil, tanto a arara-azul grande e a ararinha-azul, enfrentam ameaça de sobrevivência em natureza por causa do comércio clandestino de animais. Outro motivo alarmante é o desmatamento, que vem acabando com o habitat natural de diversas espécies.

Os especialistas afirmam que mais de 10 mil foram capturadas para fins comerciais, por esse motivo elas acabaram entrando na lista de animais com risco de extinção.

arara-azul em extinção: O que está sendo feito?

No entanto, esse quadro vêm se revertendo graças à iniciativas de ONGs nacionais e estrangeiras que visam a preservação da espécie. Dessa forma a arara-azul passou a ser protegida. A cada dia o cerco aos contrabandistas de animais silvestres se fecha, ficando mais difícil a ação destes criminosos.

Outro método utilizado para combater a extinção da arara-azul é a sua reprodução em cativeiro através de inseminação artificial. Algumas parcerias entre instituições e especialistas estão desenvolvendo projetos neste sentido. Esse processo vem garantindo bons resultados e o nascimento de novos filhotes de arara-azul. Após o nascimento estes filhotes são reintroduzidas em seu habitat natural.

Quando os filhotes nascem no habitat natural da arara-azul cerca de 40% acabam morrendo. Predadores, doenças e a competição dos filhotes pelo alimento dos pais contribuem para isso. Já em cativeiro poucos filhotes acabam morrendo. Portanto, as medidas tomadas para reprodução em cativeiro são mais viáveis e contribuem também para preservação e redução do risco de extinção da arara-azul.

A luta para preservação da espécie já dura muitos anos e vem se fortalecendo  a cada dia. Isso graças à inciativas de muitas instituições sem fins lucrativos e universidades. A arara-azul é um belo animal silvestre, que precisa de muitos cuidados e proteção devido a ganância humana! Com a atuação firme das autoridades contra os contrabandistas, juntamente com ações de proteção das ONGs, temos certeza que futuramente ela poderá sair da lista dos animais em extinção. Separamos algumas belas fotos de arara-azul para você ver, confira.

Extinção da arara-azul no Brasil

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 4 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!