O pinto-do-mato possui o nome científico de Hylopezus nattereri e é uma ave pertencente à família Grallariidae.
Ela também é conhecido em alguns locais como tovaca-cantora, torom-do-mato, torom-malhado ou torom-torom-malhado. Em inglês é conhecido pelo nome de Speckle-breasted Antpitta.
Distribuição do pinto-do-mato
Essa pássaro é encontrado em maior parte no sul e no sudeste do Brasil, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e em menor incidência no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
Ela também pode ser encontrada no Paraguai e na Argentina. Não existem subespécies relatadas.
Pode ser encontrada algumas vezes no chão e costuma viver em baixas altitudes, sendo encontrado em florestas úmidas e montanhosas, entre 1000 a 1900 metros de altitude.
Ela também pode ser encontrada em florestas secundárias e áreas próximas a riachos.
Características físicas do pinto-do-mato
Uma das principais características do pinto-do-mato é que suas pernas são muito longas em relação ao seu corpo. Ele mede cerca de 12 centímetros e é a menor espécie da família Grallariidae.
Uma outra característica inconfundível é o seu peito na cor bege e salpicado de pintas pretas. A parte de trás dele é na cor verde-musgo e suas asas possuem manchas de tom mais claro nas pontas.
É uma ave territorialista e defende seu espaço, que geralmente tem cerca de 100 metros de extensão. Ela costuma voar a poucas alturas, sempre próximo ao chão, e tem um voo rápido.
Alimentação do pinto-do-mato
Pouco sabe-se a respeito dos hábitos alimentares desse pássaro, no entanto, o que se sabe é que ela tem uma alimentação que consiste basicamente de pequenos insetos e artrópodes, os quais captura forrageando pelo chão.
Reprodução do pinto-do-mato
Costuma fazer seu ninho a uma distância de 2 metros do solo. Tem por curiosidade o fato de cantar quanto está no ninho. O macho possui um ritual pré-nupcial que é trazer comida para a fêmea, antes de finalmente acasalarem.
O ninho costuma ter diferentes formatos, tais como o formato de uma tigela, de um cestinho aberto, de uma bola fechada, entre outros.
Geralmente seu ninho é feito com palha, musgo, gravetos e outros tipos de materiais. A fêmea fará a postura de 2 ovos que serão incubados por cerca de 11 a 13 dias.
Conheça também o flamingo-americano.
Saiba Tudo Sobre o pinto-do-mato
Como baixar ou ouvir cantos do pinto-do-mato
Você pode baixar o canto do pinto-do-mato em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.