O bacurau-da-telha possui o nome científico de Hydropsalis longirostris, pertence a família Caprimulgidae e em inglês é chamado de Band-winged Nightjar.
Outros nomes populares da espécie são bacurau-de-rabo-branco, bacurau-rupestre, Morcegão e Pai-avô. Costuma viver sozinho, aos casais ou em grupos com poucos indivíduos, ou seja, não formam grandes bandos.
Distribuição do bacurau-da-telha
Esta espécie pode ser encontrada em praticamente toda a América do Sul, especialmente em regiões de serra e montanhas, mas isso não se aplica as populações que estão presentes Guiana e no Suriname.
No Brasil ele é encontrado principalmente nas regiões sul, sudeste e em uma parte da região nordeste.
Por aqui tem como habitat as áreas abertas e semiabertas, como campos de altitude, campos rupestres e cerrados, sendo possível avistá-los em algumas cidades.
Ele não gosta muito de áreas muito florestadas, por tanto é mais frequente nos campos de altitude do alto da serra.
Características Físicas do bacurau-da-telha
Eles são aves noturnas e podem ser avistadas com alguma facilidade ao longo das estradas rurais. Sua grande boca possui cerdas laterais que ajudam a capturar insetos à noite, durante o voo.
Quando ficam com medo costumam abrir a sua boca e asas, fazendo um barulho semelhante ao de uma cobra venenosa, buscando com isso espantar possíveis predadores.
Quando adultos medem cerca de 23 centímetros, pesando entre 35 e 55 gramas. Possuem uma coloração mais escura, geralmente preto e ocre, com uma grande faixa na parte final das penas de suas asas.
Essa listra faz com que a espécie se diferencie de outros bacuraus, uma vez que eles não a possuem.
Alimentação bacurau-da-telha
Sua principal fonte de alimentação são insetos alados, como mariposas e grilos. Eles possuem um bico relativamente pequeno para uma boca que é surpreendentemente grande.
Quando está caçando ele abre a grande boca, facilitando assim a captura de suas presas durante o voo.
Reprodução bacurau-da-telha
Este bacurau tem o costume de nidificar no solo ou então sobre a laje de construções, como casas, prédios e igrejas. Ele geralmente não irá construir qualquer tipo de ninho, colocando no máximo alguns cipós para delimitar o local.
A fêmea de bacurau-da-telha fará a postura de 2 ovos diretamente no chão do local. Seus filhotes ficam muito bem camuflados no ambiente, dificultando que sejam predados.
Aproveite para conhecer o bacurau-tesoura-gigante.
Saiba Tudo Sobre o bacurau-da-telha
Como baixar ou ouvir cantos bacurau-da-telha
Você pode baixar o canto do bacurau-da-telha em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.