O gavião-de-rabo-branco possui o nome científico de Geranoaetus albicaudatus. Ele pertence a família Accipitridae e em inglês é chamado de White-tailed Hawk.
Costuma ser avistado com certa facilidade sobrevoando a mata e os campos de altitude. Isso vale especialmente durante as horas mais quentes do dia.
Também costuma ficar empoleirado no alto de árvores, geralmente sozinho ou em casais. Em alguns locais é chamado de gavião-de-cauda-branca.
Distribuição do gavião-de-rabo-branco
Este gavião pode ser encontrado desde o sul dos Estados Unidos ate à Argentina. Ele é um dos gaviões de médio porte mais comuns no Brasil, sendo encontrado ao longo de todo o país.
Tem preferência por habitar as áreas abertas, frequentando cerrados, campos naturais e de altitude, pastagens e áreas cultivadas, mas não é incomum em áreas florestais. Ele pode ser encontrado em centros urbanos.
Características físicas do gavião-de-rabo-branco
A espécie mede de 44 a 60 centímetros. Ele possui de 120 a 140 centímetros de envergadura e pesa de 840 a 950 gramas. As fêmeas de gavião-de-rabo-branco são maiores que os machos.
Ele tem um porte compacto e penas num tom negro-acinzentada. O entorno dos olhos é branco e sua cauda é branca com barrados de preto. Seu bico é negro-acinzentado e o cerume é amarelado.
Alimentação do gavião-de-rabo-branco
Este é um gavião oportunista que se alimenta de praticamente todo tipo de animais que consiga capturar.
Consome desde minhocuçus até mamíferos do tamanho de um gambá, incluindo insetos, aves, roedores, sapos, lagartos e serpentes.
Ele fica observando as possíveis presas, muitas vezes pousado em postes ou cercas, a beira de rodovias ou estradas, atacando em seguida.
Também tem costume de seguir queimadas ou incêndios florestais, capturando animais em fuga ou até mesmo presas moribundas.
Quando está caçando costuma ficar pairando no ar, quase imóvel, batendo lentamente as asas. Esse tipo de caça é conhecido como “peneirar”.
Nele a ave busca realmente separar as melhores oportunidades de caça.
Reprodução do gavião-de-rabo-branco
A fêmea irá construir o ninho no alto das árvores ou em rochas no meio da vegetação. O casal irá utilizar gravetos grandes e grossos.
Nele serão postos até três ovos, porém geralmente um filhote de gavião-de-cauda-branca apenas irá sobreviver.
Ela irá incubar os ovos por 32 a 39 dias e com cerca de 50 dias após o nascimento ele estará totalmente emplumado.
Veja também mais informações sobre o gavião-de-cauda-curta.
Saiba Tudo Sobre o gavião-de-rabo-branco
Como baixar ou ouvir cantos de gavião-de-rabo-branco
Você pode baixar o canto do gavião-de-rabo-branco em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.