Eles são uma das aves mais comuns em casas por amplas razões. Isso porque é amigável, colorido e extremamente sociável. Mas como treinar um periquito?
Como papagaios, periquitos são aves tropicais extremamente inteligentes. Um potencial que podemos explorar e que, além disso, fortalecerá nosso relacionamento com nosso pássaro.
Para ajudar você a entender mais sobre como treinar um periquito, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como treinar um periquito?
1. Treine um periquito para subir no seu dedo
Um verdadeiro básico quando se trata de treinar um periquito. É a primeira tarefa que devemos ensiná-lo.
De fato, mesmo que não consideremos treiná-lo, não fará mal se ele souber como subir no nosso dedo. Para começar, porque será um sinal de confiança. E, além disso, porque tornará incrivelmente mais fácil para nós vivermos com ele.
Para treinar um periquito nesta ação, temos que começar incluindo uma vara ou cabide de pássaro em sua gaiola.
Teremos que fazê-lo por fora e lentamente, e tocar suavemente com a ponta a área do pássaro onde as pernas se juntam ao corpo. Na verdade, esta haste será usada para acomodá-lo, para ser substituída mais tarde pelo nosso dedo.
Se ele ficar com medo e começar a se bater, é aconselhável não tirar a vara da gaiola. Se o fizermos, ele pode interpretá-lo como algo assustador e repetirá seu comportamento.
Idealmente, devemos falar com ele em um tom suave e calmo para tranquilizá-lo. O melhor ponto de partida para ele ver que não é uma ameaça e se familiarizar com ela.
2. Substitua a vara pelo dedo
Quando vemos que o periquito se sente confortável com a haste e começou a usá-la, é hora de substituí-la pelo nosso dedo. Idealmente, deve ser inserido progressivamente na gaiola. Ele pode começar a se bater e, por mais que isso nos alarme, não significa que devamos removê-lo.
Antes de remover o dedo da gaiola, é importante acariciá-lo lentamente. Um gesto que deve ser acompanhado por palavras, não importa quais, em um tom de voz lento e calmo.
3. Treine um periquito para sair da gaiola
Uma área que deve receber cuidados especiais e que não pode ser feita desde o início. Em um espaço aberto, qualquer periquito tentará voar.
Além disso, apesar de ser um pássaro quieto, sentir-se repentinamente em tal lugar pode deixá-lo nervoso e fora de controle. É por isso que sair da gaiola deve fazer parte das tarefas de treinar um periquito.
Para o primeiro passeio, o ideal é esperar até que seja à noite. Dessa forma, ele não tentará voar pela janela.
Idealmente, com o periquito no dedo, lentamente o tiramos da gaiola. E, enquanto conversamos com ele suavemente, vamos dar um passeio pela sala lentamente. Esta tarefa deve durar alguns minutos e será acompanhada colocando-a de volta em sua gaiola.
Repetiremos a mesma ação por algumas noites seguidas. E, quando virmos que as saídas da gaiola são feitas com total normalidade e tranquilidade, tentaremos fazê-lo durante o dia.
4. Treine um periquito para subir no ombro
Se conseguimos treinar um periquito nos dois aspectos anteriores, estamos preparados para este.
Quando nosso pássaro se sentir confiante em contato conosco e pudermos tirá-lo da gaiola sem escapar, é hora de dar um passo adiante.
Para conseguir isso, começaremos segurando-o em nosso dedo enquanto andamos pela casa. Lentamente, levantaremos sua mão até a altura dos ombros e o convidaremos a ficar de pé sobre ela. Uma maneira de promovê-lo é colocando algumas das suas comidas favoritas no ombro.
Em apenas algumas sessões, ele mesmo sempre vai querer se colocar lá.
Gostou de saber mais sobre como treinar um periquito? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Auto Amazon Links: No products found.