Adoráveis e inteligentes! Isso faz com que as calopsitas sejam cada vez mais escolhidas como animais de estimação. Elas possuem uma grande capacidade de aprender truques, assobios e até mesmo falar.
Muitas vezes ficam fora das gaiolas por várias horas. Elas são retiradas da gaiola para calopsita pelos donos e elas adoram.
Estas aves gostam de muita interação com os humanos e se dão bem com crianças mais velhas, que têm experiência em lidar com aves.
Cuidando das calopsitas
Elas vivem por um bom tempo por isso são animais de estimação de longo prazo. Quem comprar uma deverá ter isso em mente.
Elas gostam de várias misturas de sementes e também de guloseimas, como barrinhas de sementes com mel, milho e osso de siba.
Aqui vale ressaltar um ponto bem importante, que é escolha de uma boa gaiola para calopsita, item fundamental para qualquer ave!
Existe uma tendência dos donos em oferecer alimentação natural. Neste sentido existem vários tipos de alimentos para calopsitas que são deleites nutritivos e deliciosos.
Como as calopsitas são um tipo de papagaio elas podem vocalizar e muito. E provavelmente irão fazer o seu desejo de atenção ser conhecido através de gritos.
Você deverá retirar elas de suas gaiolas regularmente, deixando-a brincar e exercitar, pois impede que o animal fique entediado.
Além de sementes, elas também irão gostar de frutas e vegetais frescos, além claro de uma ração de alta qualidade.
Você conseguirá fazer a sua calopsita viver muitos anos e com muita felicidade dando-lhe cuidados adequados.
Uma nutrição equilibrada através de vários alimentos naturais, muita água de qualidade para beber e tomar banho, aliado a interação e vários brinquedos.
Escolhendo uma gaiola para calopsita
É importante que sua calopsita seja capaz de esticar totalmente suas asas dentro de sua gaiola. A gaiola para calopsita pode ficar presa na parede ou então no chão.
A maioria das gaiolas para calopsita possuem poleiros e vasilhas para água, além de vários tipos de sementes e alimentos naturais.
É importante que suas gaiolas também tenham uma variedade de brinquedos para calopsitas para mantê-los ocupados. Há forros absorventes disponíveis que convenientemente ajudam a manter a gaiola limpa.
Se não encontrar tal material você poderá utilizar papel toalha ou até mesmo jornal.
Capas de sementes também são interessantes. Elas irão garantir que a maioria das cascas e restos de comida fiquem dentro da gaiola, ao invés de cair sobre o chão.
Tamanho ideal de uma gaiola para calopsita
Fica difícil falar um tamanho ideal já que normalmente a gaiola para calopsita possui diversos brinquedos em seu interior.
Ela sempre deverá ser grande o suficiente para que o seu pássaro consiga se movimentar sem encostar as penas das asas e do rabo nas grades. O ideal é que ela tenha espaço para fazer pequenos voos.
Só lembrando que a gaiola deve ser de arame galvanizado. Uma gaiola de madeira seria comida em poucos segundos.
Escadas, balanços e brinquedos ajudam a deixar a calopsita ativa e também a praticar atividade física. Há também os tipos de gaiolas de calopsitas que têm áreas de lazer especiais e centros de atividades concebidas para a estimulação mental e física.
Você também poderá criar em um viveiro para calopsita.