Existem 9 tipos de agapornis, sendo que 3 delas são mais facilmente encontradas como animais de estimação. As outras 6 são mais raras e, em alguns casos, não são encontradas, pelo menos no Brasil.
As três espécies mais comuns de agapornis são o roseicollis, o personata e o fischeri, e os três são capazes de ser animais de estimação maravilhosos.
Mutações de agapornis
Há uma variedade de mutações de cor nos agapornis que foram desenvolvido a partir destas três espécies.
Isto é especialmente verdadeiro para o agapornis-roseicollis, que pode ser encontrado em centenas de combinações diferentes de mutações.
Como resultado, há muitas novas cores agapornis disponíveis. Uma grande variedade de agapornis podem ser encontrados em pet shops, inclusive diretamente pela internet.
Principais tipos de agapornis
- agapornis-roseicollis
- agapornis-personata
- agapornis-fischeri
- agapornis-taranta
- agapornis-nigrigenis
- agapornis-swinderniana
- agapornis-cana
- agapornis-lilianae
- agapornis-pullaria
Os agapornis-taranta, cana e pullaria possuem diferenças claras entre machos e fêmeas. Já os agapornis-roseicollis e swinderniana possuem algumas diferenças, porém é bem difícil de diferenciar olhando somente para a aparência externa.
Por fim temos os agapornis que tem o anel ocular branco, onde não existem diferenças visuais claras entre machos e fêmeas.
A diferenciação neste caso pode ser feita através de exames veterinários ou mais facilmente pelo teste de DNA. Neste onde geralmente uma amostra de sangue ou de penas são enviadas para ser diagnosticada num laboratório.
Tal exame é muito barato e fácil de ser feito, custando algo em torno de R$20,00. Neste grupo temos os agapornis-personata, fischeri, lilianae e nigrigenis.