A pomba-asa-branca possui o nome científico de Patagioenas picazuro. Ela pertence a família Columbidae e em inglês é conhecida como Picazuro Pigeon.
Também é chamada pelos nomes populares de asa-branca, legítima, ligiti ou pomba-ligiti, legítima-mineira, pombo-do-ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (RS), pombão e pomba-verdadeira.
Distribuição da pomba-asa-branca
Ela ocorre na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e em grande parte do Brasil, excetuando-se Amazonas, Acre, Roraima e Amapá.
Seu habitat preferido são as áreas abertas e semiabertas, frequentando cerrados, caatingas, campos cultivados e pastagens.
Também é possível vê-la na borda e no interior das matas e nas cidades.
Esta pomba está cada vez mais adaptada aos ambientes urbanos e em alguns locais costuma ser mais abundante do que os pombos domésticos.
Os principais predadores são o carcará e a coruja-buraqueira.
Características físicas da pomba-asa-branca
A espécie é de grande porte entre os pombos, sendo considerada a maior espécie Brasileira. Possui uma bela plumagem!
Durante o voo é possivel ver uma faixa branca em sua asa, de onde surgiu um de seus nomes populares.
Mede cerca de 34 centímetros e pesa até 300 gramas. As penas de seu dorso são cinza escuro, com cabeça, ventre e asas marrons.
As penas da nuca e da parte superior do dorso se parecem com escamas. Bico cinza, pernas e pés avermelhados e olhos vermelhos.
Alimentação da pomba-asa-branca
Tem costume de ficar pousada no alto das árvores, porém seu forte é ficar forrageando o solo, em busca dos alimentos. Sua dieta é composta basicamente por grãos, pequenos frutos e em algumas oportunidades de pequenos artrópodes.
Em áreas rurais tem o costume de formar grandes bandos que atacam plantações de milho e outros grãos, especialmente após a colheita, comendo os grãos que ficaram no chão.
Formam grandes bandos que percorrem grandes distâncias entre áreas de alimentação e descanso.
Esta pomba é muito conhecida como asa-branca, especialmente no sertão Brasileiro, sendo citada na música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, que leva seu nome:
“(…) até mesmo a asa-branca bateu asas do sertão. Então eu disse adeus Rosinha, guarda contigo meu coração (…)”.
Esta música retrata uma característica da ave, que pode abandonar a região onde vive em busca de locais favoráveis para a sua alimentação.
Reprodução da pomba-asa-branca
É uma ave monogâmica e ambos os pais irão se dedicar com o cuidado dos filhotes de pomba-asa-branca. Costuma botar de 1 a 2 ovos, que serão chocados por 16 a 19 dias.
O ninho é construído em árvores com cerca de 3 metros ou outros locais propícios. Ele é bem simples, sendo geralmente feito de gravetos pouco entrelaçados e sem qualquer tipo de forro.
Cantos da pomba-asa-branca
Canto baixo, profundo e rouco, de três a quatro sílabas: “gu-gu-gúu”, “gú-gu-gúu”. Você sabe como treinar um pombo correio?
Saiba Tudo Sobre o pomba-asa-branca
Como baixar ou ouvir cantos de pomba-asa-branca
Você pode baixar o canto da pomba-asa-branca em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.