Saiba Tudo Sobre a Garça-real

A garça-real é uma ave da família Ardeidae cujo nome científico é Pilherodius pileatus. Ela é conhecida em inglês como Capped Heron. Também é chamada de garça-morena, acará, acaratimbó, acaratinga, garcinha e garça-de-cabeça-preta. Aproveite para conhecer as principais espécies de garças.

Garça-real - Pilherodius pileatus

Distribuição da garça-real

Essa ave pode ser encontrada do Panamá ao Paraguai, Bolívia e em grande parte do Brasil, exceto no Nordeste e o Rio Grande do Sul. Habita extensivamente os pântanos, lagoas costeiras de água salgada, floresta úmida, rios, riachos e lagos, praias arenosas de rios, fazendas de café e campos de arroz irrigado.

Características físicas da garça-real

Medem em torno de 60 centímetros de altura e não há dimorfismo sexual. A plumagem é amarelo clarinho do pescoço até o peito. O bico é longo e fino de cor rosa, esverdeada e azul. O rosto é do mesmo tom de azul do bico, a testa e o alto da cabeça é preto, dando um formato de boné. As penas da nuca são brancas e possui 2 a 3 penas diferenciadas, compridas e finas com até 20 centímetros de comprimento, que pendem até o dorso.

As asas são longas e brancas. O pescoço é amarelo-limão que se torna muito chamativo durante a época de reprodução, especialmente nos machos. As pernas longas são finas e na cor cinza. Os filhotes que tenham adquirido a sua plumagem completa são bastante semelhantes aos adultos. As asas cinzentas são geralmente muito pálidas.

As penas da testa são arredondadas, enquanto eles estão bastante acentuado nos pais. É uma ave que pode ser encontrada sozinha ou em pares. Anda como se quisesse sair às escondidas, a passos largos e como se observasse um perigo ou uma oportunidade de caçar. Voa devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas. Para dormir mantém o bico dirigido para a frente.

Alimentação da garça-real

Alimentam-se de peixes, insetos aquáticos como imagos e larvas, crustáceos, moluscos, sapos, rãs e répteis. Engole, às vezes, cobras e preás.

Reprodução da garça-real

Muito pouco se sabe sobre os rituais, sendo que o ninho é feito de varas em arbustos e árvores e fica isolado, a pouca altura do chão. A fêmea de garça-real põe, em média, 2 a 4 ovos de coloração esverdeados ou verde azulados uniformes. A incubação tem duração de 26 a 27 dias. O casal divide as tarefas de chocar os ovos e, depois, de cuidar dos filhotes de garça-real.

Como baixar ou ouvir cantos da garça-real

Você pode baixar o canto da garça-real em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da garça-real

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!