Saiba Tudo Sobre o Beija-flor-de-topete

O beija-flor-de-topete possui o nome científico de Stephanoxis lalandi e pertence a família Trochilidae. Em inglês ele é chamado de Green-crowned plovercrest. São bem semelhantes ao beija-flor-de-topete-azul e como o próprio nome sugere, acabam diferindo basicamente na cor de seus topetes.

Saiba Tudo Sobre o beija-flor-de-topete

Distribuição do beija-flor-de-topete

Ele pode ser encontrado no Paraguai, Argentina e no sul e sudeste do Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma ave endêmica da Mata Atlântica, habitando florestas de montanha situadas entre 900 e 2900 metros de altitude, ou seja, com clima mais frio. Pode ser avistado em áreas semi desmatadas desde que não tenham uma intensa agricultura.

Características físicas do beija-flor-de-topete

Assim como as demais espécies de beija-flor este é um pássaro de pequeno porte, medindo cerca de 9 centímetros de altura e pesando pouco mais de 3 gramas. Seu nome é por conta dos machos, uma vez que eles possuem um belo topete verde no alto de suas cabeças. As fêmeas possuem um topete minúsculo. Os machos adultos possuem penas verdes na cabeça e uma grande faixa azul que começa na garganta e vai até o ventre. As fêmeas possuem a região inferior do corpo com penas de um tom acinzentado.

Alimentação do beija-flor-de-topete

Alimenta-se de néctar e de pequenos insetos como aranhas e formigas. É comum vê-los em flores como do brincos-de-princesa, amoras-do-campo, eucaliptos e bromélias e na falta delas procuram outras.

Reprodução do beija-flor-de-topete

No período de acasalamento os machos ficam reunidos na vegetação baixa, especialmente nas áreas de taquarais, onde ficam cantando e levantando os topetes. Os machos tem em seus topetes uma das principais armas para conseguir atrair e chamar a atenção das fêmeas, conseguindo então conquistar a sua pretendida. Seus ninhos possuem o formato de taça e são bem pequenos. Geralmente ficam pendurados em arbustos a poucos metros do chão. Eles são modelados utilizando-se de paina, gravetos, musgos, líquens e teias de aranhas. Geralmente a fêmea fará a postura de 2 ovos que serão chocados exclusivamente por ela.

Como baixar ou ouvir cantos do beija-flor-de-topete

Você pode baixar o canto do beija-flor-de-topete em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do beija-flor-de-topete

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!