O arapaçu-grande possui o nome científico de Dendrocolaptes platyrostris e é uma ave pertencente família Dendrocolaptidae.
Em alguns locais ele é conhecido por outros nomes, tais como arapaçu-de-bico-reto, arapaçu-de-bico-preto, Corre-pau, Cotia-de-pau, Tarasca e também Subideira.
Em inglês ele é conhecido pelo nome de Planalto Woodcreeper.
Distribuição do arapaçu-grande
Espécie nativa do Brasil, Argentina e do Paraguai.
No Brasil esse pássaro também pode ser encontrado do Piauí ao Rio Grande do Norte, assim como no Mato Grosso e em Goiás, porém tem maior incidência no sul do país.
Ele costuma ser avistado no cerrado, na mata e também em buritizais. Depois do período reprodutivo é possível encontra-lo em bandos mistos.
Existem duas subespécies desse pássaro, sendo que a primeira delas (Dendrocolaptes platyrostris platyrostris) ocorre no Brasil, na Argentina e no Paraguai.
A segundo espécie (Dendrocolaptes platyrostris intermedius) ocorre apenas no Brasil e no Paraguai.
Características físicas do arapaçu-grande
A cabeça e o peito desse pássaro possuem uma coloração com aspecto estriado, sendo que a sua barriga possui algumas listras transversais.
Ele mede cerca de 25 centímetros e existe uma variação de peso entre o macho e a fêmea, sendo que ela pesa entre 58 a 69 gramas e ele pesa entre 55 e 66 gramas.
Sua cauda é num tom ruivo mais claro e a garganta é esbranquiçada, já o restante da sua plumagem é na cor marrom.
O bico desse pássaro é marrom e quase que totalmente reto.
Uma característica curiosa dele é que, quando se sente ameaçado, esconde-se atrás dos troncos das árvores e fica com as asas meio abertas.
Alimentação do arapaçu-grande
Essa ave costuma ter sua alimentação baseada em insetos.
Busca fendas e buracos das árvores em busca de alimento, podendo caçar moscas, lagartixas, aranhas, entre outros, com a ajuda do seu bico.
Não muito frequente, ela pode também seguir correições de formigas.
Reprodução do arapaçu-grande
Faz seu ninho em ocos de árvores, sendo tanto ocos feitos por pica-paus, quanto buracos de árvores que estejam em estado de decomposição.
O ninho costuma ser forrado com folhas e, ao que se pôde observar, a fêmea costuma colocar, em média, 3 ovos por postura.
Não existem registros quanto ao tempo de incubação e nem se existe revezamento por parte do macho e da fêmea no cuidado com os filhotes.
Saiba Tudo Sobre o arapaçu-grande
Como baixar ou ouvir cantos do arapaçu-grande
Você pode baixar o canto do arapaçu-grande em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.