O gavião-caboclo possui o nome científico de Buteogallus meridionalis. Pertence a família Accipitridae e em inglês é chamado de Savanna Hawk.
A espécie possui o nome popular de gavião-fumaça pois tem costume de capturar presas que estão fugindo de incêndios florestais.
Este nome popular também é dado ao gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus) pelo mesmo motivo.
Outros nomes comuns são casaca-de-couro, gavião-puva, gavião-telha, gavião-mariano e gavião-tinga.
Distribuição do gavião-caboclo
Este gavião pode ser encontrado do Panamá até a Argentina. Ele está presente em todos os países da América do Sul, excetuando-se o Chile.
O gavião-fumaça prefere habitar áreas de cerrado, pastagens, bordas de matas e áreas úmidas de praticamente todo o Brasil.
A espécie está ausente apenas de algumas regiões densamente florestadas da região Amazônica.
Características físicas do gavião-caboclo
O gavião-caboclo adulto mede de 46 a 64 centímetros de comprimento e tem de 120 a 140 centímetros de envergadura. Tem o costume de viver solitário ou então formando pares.
Quando adulto ficam as penas num tom marrom avermelhado. As pontas, tanto das asas quanto da cauda, são negras, e a cauda ainda possui uma fina faixa branca.
As pernas são amareladas e o seu bico é bem forte, em um tom negro.
Os jovens desta espécie são bem diferentes dos adultos. Eles não possuem penas brilhantes e a cor predominante é o cinza amarronzado nas costas.
A barriga é num tom amarelado e possui diversos riscos verticais mais escuros. A cauda também é amarelada e possui listras escuras e finas.
Alimentação do gavião-caboclo
A espécie prefere caçar em áreas abertas. Ele procura por quaisquer tipos de vertebrados pequenos, tais como roedores, répteis e anfíbios.
É capaz também de consumir grandes insetos, crustáceos e moluscos. Costuma frequentar áreas que estão queimando, sempre buscando capturar animais que estão fugindo do fogo.
Reprodução do gavião-caboclo
A época de reprodução vai de julho a novembro. Eles constroem o ninho em pequenas árvores ou arbustos, a poucos metros do chão.
Na construção irão utilizar gravetos grandes e grossos. A fêmea de gavião-puva geralmente irá fazer a postura de apenas um ovo que será encubado por cerca de 40 dias.
Com cerca de 45 a 50 o filhote de gavião-telha estará pronto para começar a voar.
Ele será dependente dos pais por mais uns 3 a 5 meses, momento em que começará a viver por conta própria.
Saiba Tudo Sobre o gavião-caboclo
Como baixar ou ouvir cantos de gavião-caboclo
O casal tem o costume de se comunicar através de assobios finos e longos. Você pode baixar o canto do gavião-caboclo em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.