Nem mesmo os pássaros se livram dos parasitas! Se você tem um pássaro em casa, entre seus muitos cuidados, não deve esquecer sua desparasitação, já que, como você verá, existem muitos tipos de parasitas em aves.
Para ajudar você a entender mais sobre os parasitas em aves, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
Parasitas em aves: que tipos existem?
Dependendo de onde o parasita está localizado nas aves, 3 grupos podem ser diferenciados:
- Parasitas internos: também conhecidos como endoparasitas, vivem dentro do corpo do animal, em locais como órgãos ou tecidos, afetando principalmente o sistema respiratório, sistema digestivo ou sangue.
- Parasitas externos: como o nome sugere, eles estão em contato externo com o animal. Eles também são chamados de ectoparasitas e atacam principalmente penas e pele.
- Mesoparásitas: são parasitas muito mais prejudiciais, pois podem afetar tanto o interior quanto o exterior do animal infectado. No entanto, vamos nos concentrar em explicar os dois casos anteriores, já que eles são os mais frequentes.
Parasitas internos
Protozoários
Dentro dos protozoários, o parasita interno mais comum em aves domésticas são os coccídios, presentes em seus intestinos.
A coccidiose geralmente aparece em uma alta porcentagem de aves domésticas, especialmente quando não excedem 9 meses de idade ou são adultas, mas muito fracas. Gera inflamação no intestino.
Vermes intestinais
Os nematoides, um grupo do qual o verme intestinal faz parte, podem ser encontrados dentro do corpo das aves em lugares como sangue, pulmões ou intestino. Eles são muito comuns em aves como papagaios e periquitos.
Tênias
Elas são os parasitas internos menos comuns em aves domésticas. Isso ocorre porque, para contraí-los, a ave deve ter ingerido um invertebrado infectado por tênias. Se você controlar a comida do seu pássaro, ele não deve ser infectado!
Deve-se notar que os parasitas internos são muito mais perigosos do que os externos, pois atacam o animal por dentro e podem até causar a morte se não forem detectados e tratados a tempo.
Parasitas externos
Ácaros
Quando um pássaro tem ácaros, ele sofre de coceira, irritação, vermelhidão e inchaço. Eles geralmente afetam as áreas onde a pele é mais visível, ou seja, onde há menos penas, como ao redor dos olhos ou acima do bico.
Carrapatos
Carrapatos não deixam os pássaros em paz! Eles sem sombra de dúvidas são um dos parasitas em aves mais visíveis e, além disso, geralmente estão localizados na cabeça, onde não conseguem alcançá-los com o bico.
Eles não são muito comuns em aves domésticas, mas você ainda precisa ter certeza de que sua ave não tem nenhuma.
Piolhos
Dos parasitas em aves, os piolhos são os mais comuns, pois podem afetar qualquer ave.
Se a higiene da área onde a ave está localizada não for ideal, elas se espalharão para outras aves com muita facilidade. Mas isso é muito mais comum em grandes aviários ou currais.
Pulgas
Esses indesejáveis também não podem ignorar pássaros. Elas se espalham facilmente e causam muito desconforto aos animais, como coceira e irritação. Elas também não são comuns em aves domésticas, mas é melhor ficar alerta.
Gostou de saber mais sobre os parasitas em aves? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Aproveite para saber mais informações sobre os principais problemas no bico que podem acontecer com o seu pássaro.
Auto Amazon Links: No products found.