Você sabia que as penas de pássaros podem indicar alguma patologia? Como no caso dos cães, onde uma pelagem fraca e sem brilho pode ser indicativa de falta de saúde, há doenças que se refletem nas penas de pássaros e podem nos dar uma pista de que algo está errado.
Para ajudar você a entender mais sobre as penas de pássaros, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
Doenças que causam problemas nas penas de pássaros
Parasitas externos
Um dos sinais de que seu pássaro tem parasitas externos é a perda de penas em pequenas áreas específicas.
Isso ocorre porque os parasitas causam tanta coceira nas aves que não param de coçar até serem aliviados, fazendo com que suas penas caiam em certas áreas.
Você notará que seu pássaro também está mais agitado do que o normal se tiver parasitas.
Consultar um profissional para desparasitação adequada do seu pássaro é muito importante, já que os parasitas não produzem apenas coceira. Eles podem transmitir doenças!
Poliomavírus
É uma das doenças de pássaros que se refletem nas penas das aves que causa mais mortalidade entre aves jovens e entre as espécies de periquitos.
É causada por um vírus e entre os sintomas está, é claro, a queda das penas e pequenas manchas vermelhas nelas, mas também apatia, perda de apetite e depressão.
Mudas anormais
Como sabemos, há momentos em que é muito comum as penas caírem, pois elas se renovam. Isso pode acontecer 2 ou 3 vezes por ano.
O problema surge quando tal mudança começa fora de temporada.
Se isso acontecer com o seu pássaro, os motivos podem ser:
- Presença de ácaros.
- Estresse.
- Problemas no corpo.
- Problemas no meio ambiente.
A muda geralmente está associada a mudanças sazonais, com suas consequentes mudanças de temperatura. Se o seu pássaro estiver em um ambiente onde a temperatura não é regular e há mudanças repentinas, seu corpo pode causar uma muda falsa.
Certifique-se de que seu pássaro viva em um ambiente perfeitamente condicionado para ele. Caso contrário, falsas mudas afetarão física e mentalmente a ave, já que veem seu ciclo natural alterado.
Cisto folicular
Se você notar que as penas do seu pássaro estão crescendo dentro de seu corpo, em vez de para fora, ele está enfrentando uma doença congênita, como o cisto folicular.
Para resolvê-lo, a intervenção cirúrgica terá que ser feita, já que não é uma doença que tenha cura como tal.
Nascimento incorreto de penas
Se as penas saírem, mas nascerem desordenadas, tortas ou com tons que não correspondem ao habitual do seu pássaro, pode ser indicativo de que algo está errado.
Pode ser, por exemplo, um alimento incorreto ou uma dieta desequilibrada. Não hesite em consultar um profissional.
Doença do crisântemo
Outra doença congênita em aves, além do cisto folicular, é esta que faz com que sua plumagem para de crescer repentinamente.
Não é uma doença mortal diretamente, mas pode levar a problemas que afetam a vida da ave.
Gostou de saber mais sobre as doenças nas penas de pássaros? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Auto Amazon Links: No products found.