O anambé-branco-de-rabo-preto possui o nome científico de Tityra cayana e é uma ave passeriforme que faz parte da família Tityridae.
Ele também é conhecido pelos nomes de araponguinha e araponguinha-de-rabo-preto. E, por conta do seu canto, é conhecida em Tocantins por catarrenta.
Em inglês é chamada de Black-tailed Tityra. O seu estado de conservação é pouco preocupante.
Distribuição do anambé-branco-de-rabo-preto
Esse pássaro está presente em todos os países da América do Sul, exceto no Uruguai e no Chile. No Brasil pode ser encontrado em todo o território, com maior incidência na região sul do país.
Costuma ser avistado em pares ou também em pequenos grupos. Mas, como é agressivo, são raras as vezes em que é encontrado junto de outras espécies de aves.
Costuma habitar em locais distintos, indo desde as bordas de florestas úmidas, florestas de galerias, copas de florestas, capoeiras e até em plantações.
Características físicas do anambé-branco-de-rabo-preto
Mede cerca de 21 centímetros de comprimento e pesa por volta de 70 gramas.
Essa espécie apresenta dimorfismo sexual, onde o macho possui sua plumagem predominantemente branca com a cabeça contendo uma mancha preta que se estende até abaixo dos olhos.
O seu rabo é também na cor preta e a região ao redor dos seus olhos não possui penas, mostrando a pele de cor rosada. A barriga e peito são na cor branca. Os seus pés são azulados e seu bico é na cor cinza.
Já a fêmea essa ave possui uma plumagem predominantemente dourada e com algumas estrias escuras na região do dorso, garganta, peito, crisso e uropígio.
O alto da sua cabeça é amarronzado, assim como o dorso também, num tom mais escuro.
Quando em sua fase jovem, essa espécie apresenta a plumagem semelhante a plumagem da fêmea. Mas quando está se aproximando da fase adulta, o filhote macho vai mudando de plumagem até chegar a original do macho adulto.
Alimentação do anambé-branco-de-rabo-preto
A alimentação dessa ave é composta por frutos e também por insetos que costuma capturar no dossel médio das matas.
Ela também pode se alimentar de alguns tipos de plantas, especialmente as do gênero Ocotea.
Reprodução do anambé-branco-de-rabo-preto
Costuma fazer seu ninho em cavidades de troncos de arvores mortas, como também em buracos feitos por pica-paus. O seu ninho é composto por gravetos e folhas.
Como baixar ou ouvir cantos de anambé-branco-de-rabo-preto
Você pode baixar o canto do anambé-branco-de-rabo-preto em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.