O sabiá-coleira tem o nome científico de Turdus albicollis. Ele pertence a família Turdidae e em inglês é chamado de White-necked Thrush.
O pássaro é conhecido popularmente como carachué-coleira e sabiá-gato.
Ele é encontrado em todas as regiões do Brasil, especialmente no litoral do sul e do sudeste e na mata atlântica do norte e nordeste.
Também está amplamente distribuído em grande parte da América do Sul.
Ele é encontrado em praticamente todos os países, a exceção do Chile. Seu ambiente preferido são as florestas úmidas, tanto nas baixadas como nas montanhas.
Características físicas do sabiá-coleira
Este sabiá mede aproximadamente 23 centímetros e apresenta um sutil dimorfismo sexual. As fêmeas de sabiá-coleira adultas são um pouco maiores que os machos.
A diferença principal é o canto, que é uma característica dos machos. Uma das maiores característica físicas deste sabiá é a garganta com penas negras, e sob esta, uma mancha branca bastante evidente.
Também possui abdômen branco, os flancos, em baixo das asas, pálpebras e mandíbulas de cor amarelo forte.
Alimentação do sabiá-coleira
Este pássaro é onívoro, ou seja, alimenta-se de diversos tipos de alimentos, destacando-se frutos, formigas, tenébrios e minhocas.
Em criações aceita bem outros produtos como fubá grosso, ração de codorna e ovo cozido, porém o mais indicado é que se forneça uma ração especifica para sabiá.
Reprodução do sabiá-coleira
O período de reprodução acontece durante as estações da primavera e verão. A maturidade sexual se inicia aos 12 meses. As fêmeas conseguem fazer de 2 a 4 posturas por temporada, botando de 2 a 4 ovos em cada uma.
Os ovos tem uma coloração azul-esverdeada com manchas marrons. A fêmea irá chocar os ovos por 13 dias, sendo que os filhotes de sabiá podem ser separados da mãe aos 35 dias de idade.
Para o ninho até um vaso de xaxim pode ser utilizado, devendo ser fixado na lateral da gaiola ou viveiro. Na natureza normalmente ele constrói o ninho com fibra de sisal, raíz de capim e terra úmida.
Canto de sabiá-coleira
Seu canto apresenta estrofes suaves, prolongadas e ininterruptas, com tom baixo, sendo que somente o macho consegue cantar.
Alguns consideram o canto um pouco monólogo, uma vez que é repetitivo, apresentando 2 ou 3 variações, chamados de canto flauteado ou canto pianado.
Veja também muitas informações sobre o sabiá-una.
Saiba Tudo Sobre o sabiá-coleira
Como baixar ou ouvir cantos de sabiá-coleira
Você pode baixar o canto do sabiá-coleira em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.