O pássaro uru possui o nome científico de Odontophorus capueira e pertence a família Odontophoridae.
Também é conhecido como uru-capoeira, capoeira, uru-do-nordeste, corcovado, piruinha e perdiz-uru. Em inglês ele é chamado de Spot-winged Wood-quail.
Distribuição do uru
Está presente do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, estendendo-se a oeste até o Mato Grosso do Sul, leste do Paraguai e para a província argentina de Misiones.
A caça e o desmatamento da Mata Atlântica reduziu drasticamente seus números em Minas Gerais e atualmente ele figura na lista de espécies ameaçadas de extinção no estado.
Existe uma subespécie, o Odontophorus capueira plumbeicollis, que é encontrado em áreas isoladas do nordeste brasileiro. Ele está ameaçado em nível nacional.
Ele vive em florestas primárias e secundárias, passando a maior parte do tempo no solo, empoleirando-se nas árvores apenas para passar a noite.
Características físicas do uru
Ele mede cerca de 24 centímetros e pesa entre 400 a 460 gramas. Geralmente pode ser visto em pares ou em grandes grupos familiares, com 15 ou mais indivíduos.
Eles também são bem territorialistas e agressivos com outros bandos da mesma espécie. Quando se assustam imediatamente fogem, correndo pelo solo ou então voando.
Alimentação do uru
A alimentação deste pássaro é composta por sementes e frutos.
Geralmente ele coleta o alimento no chão da mata, especialmente frutos do caruru-guassú, de palmiteiros, uvas-de-rato, ou pinhões de Araucária, e possivelmente, insetos e artrópodes.
Reprodução do uru
Eles se reproduzem no chão, fazendo um buraco no solo ou então aproveitando-se de tocas de outros animais, como por exemplo o tatu.
Em algumas oportunidades ele também poderá fazer um amontoado de folhas secas, formando assim a sua toca. Lá eles irão fazer a postura de 5 ou mais ovos, que serão chocados apenas pela fêmea de uru.
Os filhotes de uru são nidífugos, ou seja, já nascem cobertos de penas e são capazes de se alimentar sozinhos. Eles ganham poucos cuidados por parte da mãe.
Procuram sempre se esconder em buracos próximos ao ninho, evitando assim predadores. A época de acasalamento é no início do ano, período de poucas chuvas.
Canto do uru
Seu canto característico, um “urú-urú-urú…”, pode ser ouvido nas primeiras horas da manhã e logo após o pôr do sol, durando por alguns minutos.
Costumam cantar aos pares, sendo esta uma forma de demarcar e demonstrar seu instinto de territorialidade. Vários bandos de uru costumam responder uns aos outros, formando uma verdadeira competição.
Aproveite para conhecer 2 espécies incríveis, o fruxu e o tangarazinho.
Saiba Tudo Sobre o uru
Como baixar ou ouvir cantos de uru
Você pode baixar o canto do uru em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.