A rendeira possui o nome científico de Manacus manacus e é uma ave pertencente à família Pipridae.
Ela também possui diversos outros nomes, sendo conhecida como corrupião, maria-rendeira, monge, atangaratinga, barbudinho, bilreira, cabeça-de-prata, mongo, mono, quebra-nozes, uuirapuru, rendeira-branca, rendeiro e tangaratinga.
Em inglês é chamada de White-bearded Manakin.
Distribuição da rendeira
Existem quinze subespécies desse pássaro. Sendo que sua distribuição ocorre em todos os países amazônicos, assim como no Paraguai e Argentina e em algumas ilhas do Caribe.
No Brasil ocorre desde o litoral do Rio Grande do Sul até Santa Catarina. Ele também pode ser encontrado em regiões de Mata Atlântica.
Os locais preferidos da maria-rendeira são bordas de florestas, estrato inferior, restingas, capoeiras e também as campinas arbustivas.
Características físicas da rendeira
Essa espécie mede entre 10 a 11 centímetros e pesa cerca de 13 gramas.
Não é nenhum pouco difícil de distinguir o macho da fêmea, pois essa espécie apresenta dimorfismo sexual.
O macho possui cauda, coroa, costas e asas na cor preta, peito branco e a barriga no tom mais acinzentado e os pés na cor laranja.
Já a fêmea possui sua plumagem predominantemente verde, com alguns detalhes pretos nas asas, cauda e região da face e os seus pés são amarelos.
Outra característica de diferencia o macho da fêmea é que o macho possui uma musculatura mais forte do que a fêmea.
No entanto, na fase jovem esse pássaro pode ser considerado como uma mescla do padrão de cor do macho e da fêmea, pois suas costas, cauda e coroa são de cor verde e preta, enquanto que seu peito é branco com algumas poucas penas verdes.
Alimentação da rendeira
Alimenta-se de pequenos artrópodes e também de frutos. Essa ave costuma frequentar bosques e sub-bosques em busca desses alimentos.
Reprodução da rendeira
No período de reprodução os machos se exibem para as fêmeas estufando as penas da garganta, ficando com um aspecto de barba.
Outra coisa que faz parte da exibição dos machos são os voos rápidos, onde suas asas produzem um som semelhante a som de quando se está confeccionando rendas de bilro, por isso o nome “rendeira” para essa ave.
O seu ninho, feito sobre córregos, é em formato de cesto e a fêmea costuma pôr entre 2 a 3 ovos por postura. Depois do acasalamento, a fêmea constrói o ninho sozinha.
Veja também tudo sobre o tangará.
Como baixar ou ouvir cantos da rendeira
Você pode baixar o canto do rendeira em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.