Ter uma criação de aves em casa é um entretenimento muito comum entre muitas pessoas que amam esses animais. Cada espécie tem suas particularidades em relação ao comportamento, alimentação e reprodução.
Embora cuidar de pássaros seja realmente muito simples, é necessário levar em conta quais atenções você deve ter com seu animal de estimação peculiar. Além disso, conhecer as especificidades das espécies que você cria permitirá que você cuide dela adequadamente.
Para ajudar você a entender mais sobre os cuidados na criação de aves, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Tudo o que você precisa saber sobre a criação de aves
Comida
Alimentar aves é o pilar fundamental para garantir condições ideais de saúde. Certifique-se de oferecer uma dieta equilibrada e nutritiva, variando os ingredientes de suas refeições de tempos em tempos.
Em geral, uma dieta rica em minerais e vitaminas é essencial para que eles tenham uma plumagem cheia de brilho e cor.
Cada espécie requer uma dieta específica, então você deve investigar o que sua ave deve comer para garantir uma dieta adaptada às suas necessidades nutricionais.
Por exemplo, sementes, cenoura crua e alface são alimentos básicos na criação das canários. Por outro lado, frutas, grãos, sementes, brotos de folhas, culturas de milho e figo fazem parte da dieta natural da criação de pombinhos.
Em cativeiro, é necessário preencher a falta de certos nutrientes que essas aves têm na natureza, com suplementos vitamínicos. Especialmente em seus períodos reprodutivos.
Gaiolas
A gaiola é o espaço onde toda a vida do seu pássaro se desenvolve, por isso é necessário que ela tenha espaço suficiente e todas as condições necessárias para viver saudável.
Ela deve ser larga o suficiente para o tipo específico de pássaro que você deseja cuidar. No caso da criação de periquitos, canários e pombinhos, não é necessário usar gaiolas muito grandes, já que são animais muito pequenos.
No entanto, se você tiver vários pares ou estiver em época de reprodução, uma gaiola mais larga pode ser necessária para não gerar brigas entre as aves.
A localização da gaiola também é essencial, já que esse tipo de animal de estimação precisa de pequenas doses de luz natural. Certifique-se de que eles não estejam expostos a correntes de ar, pois podem afetar a saúde do seu pássaro.
Finalmente, embora pareça lógico, não se esqueça de colocar o alimentador e o calha com água sempre limpa. Recomendo adicionar um bastão de suporte à estrutura da gaiola para que seu pássaro possa pousar nela e se divertir fazendo piruetas.
Estes são apenas alguns dos cuidados e precauções que você deve tomar na criação de aves. Tenha em mente que cada ave tem suas características específicas, por isso recomendo que você procure qual é o cuidado específico e que tipo de ração para aves melhor se adapta a ela.
Gostou de saber mais sobre a criação de aves? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!