Uma das práticas mais controversas da avicultura é o corte de penas que é praticado para limitar a capacidade de voo. Mas isso é necessário?
Para ajudar você a entender mais sobre o corte de penas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
O que é o corte de penas?
No corte de penas como tal, a própria pena é aparada, sem afetar diretamente a estrutura corporal das aves, sem causar danos físicos diretos.
É sempre realizado por uma pessoa experiente, de preferência um veterinário, já que é uma prática com inconvenientes, especialmente se for feita de forma errada. Um corte de penas mal feito será, sem dúvida, perigoso para o animal.
Tipos de corte de penas
- O chamado recorte estético: é cortado pouco, respeitando a forma da asa e deixando as penas primárias. Não limita muito a capacidade de voo.
- Corte completo: todas as penas de pássaros, primárias e secundárias, são cortadas, tornando o voo e o deslizamento impossíveis completamente.
- Corte padrão: em um período intermediário; as penas primárias são cortadas, respeitando as secundárias. O voo é limitado, mas o pássaro ainda é capaz de frear em caso de queda.
Corte de penas, abuso de animais?
Para alguns sim, para outros não. Por que gostaríamos de limitar o voo aos pássaros? Aqui estão algumas das principais razões para aparar penas:
- Para evitar que eles escapem
- Quando você quer levá-los para passear sem que fujam
- Para deixá-los soltos em casa ou no jardim
Como você pode ver, todos eles respondem à mesma motivação: os caprichos dos desejos dos humanos. Lembre-se de que os pássaros, embora, é claro, também possam andar, são projetados para voar.
Os pássaros não são projetados para andar sobre o nosso ombro, pergunte a si mesmo se isso realmente é uma vantagem para o seu pássaro o suficiente para compensar o corte de suas penas. Se você impedi-lo de voar, estará roubando uma prática fundamental de sua espécie!
Em alguns lugares, como os Estados Unidos, o corte de penas é usado para impedir o voo de certas espécies que podem representar um problema ambiental.
O corte de penas tem alguma vantagem para o animal?
É verdade que alguns proprietários decidem aparar as penas de seus pássaros para que possam tê-los no jardim sem escapar, em vez de tê-los na gaiola.
Então, poderíamos dizer que eles desfrutam de uma certa “liberdade”: em troca de não conseguir voar, eles podem aproveitar o ar livre, escalar uma árvore, em vez de viver em uma gaiola.
Isso é realmente uma vantagem? Viver em uma gaiola não é natural para um pássaro, mas também não é poder voar. De uma forma ou de outra, eles estão sendo restritos, limitando sua liberdade, tirando significado de sua existência e natureza.
Outra opção é deixá-lo voar apenas dentro da casa, fechando portas e janelas para que não escape. Mais uma vez, suas capacidades estarão completas, mas ele nunca desfrutará de um voo ao ar livre.
Então, poderíamos dizer que um pássaro de estimação nunca é livre de forma alguma, seja por viver entre barras ou por não poder voar por falta de penas.
Gostou de saber mais sobre o corte de penas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Aproveite e veja nosso texto sobre o que os pombinhos comem!
Auto Amazon Links: No products found.