O beija-flor tem que comer até oito vezes a cada hora!
Embora sejam pequenos os beija-flores precisam se alimentar constantemente, e não pense que a alimentação deles está restrita ao néctar das flores, o néctar não é suficiente pois é uma fonte de açúcar então os beija-flores precisam de uma dieta mais rica.
Por isso insetos fazem parte da alimentação desse pássaro que come o tempo todo por conta do enorme gasto de energia durante o vôo.
Beija-flores não gostam de frio!
Por serem aves migratórias os beija-flores fogem do frio durante o inverno migrando para regiões mais quentes como os trópicos.
Os beija-flores podem voar para trás.
O vôo dos beija-flores tem sido estudado há muito tempo e graças a esses estudos sabe-se muito mais sobre como funcionam os mecanismos de vôo dos beija-flores.
Algumas espécies de beija-flores conseguem bater suas asas até 80 vezes por segundo, e o vôo também surpreende pela rapidez algumas espécies atingindo velocidades máximas de 54 km/h!
E existe outra característica que surpreende os beija-flores conseguem voar para trás algo único dessa ave!
Os beija-flores conseguem ficar suspensos no ar.
Para conseguir realizar esse feito de ficar suspenso no ar os beija-flores possuem características que adaptam o seu corpo a essa condição.
Desde os batimentos cardíacos ao metabolismo acelerado, ossos fundidos e alongados nas asas, nos ombros eles realizam uma rotação de 180º conseguindo bater as asas no formato de um oito.
Beija-flores hibernam à noite, para não morrer de fome
Por possuírem um metabolismo rápido os beija-flores processam rapidamente os alimentos que consomem o que faz com que eles comam muitas vezes durante o dia, comendo cerca da metade do seu peso corporal durante o dia para poder manter a energia.
Para evitar desgaste metabólico a noite o beija-flor entra em um estado também conhecido como torpor, ou seja, eles ficam em sono profundo.
A frequência cardíaca cai de mais de 1000 batimentos por minuto para menos de cem, e sua temperatura central cai de 40 ° C para 18 ° C.
Mesmo com essa adaptação que permite que os beija-flores sobrevivam à noite, eles ainda perdem até 10% de seu peso corporal no processo.
Os beija-flores eram especiais para os astecas.
Os astecas associavam o deus do sol e da guerra com os beija-flores. Talismãs feitos de ossos de beija-flores ou de algum material para representar o pássaro eram usados pelos astecas.
Acreditava-se que tais talismãs traziam vigor ao usuário, dando-lhes mais energia durante uma vantagem na guerra.
Existem diversos produtos que podem ser utilizados para atrair o beija-flor, confira clicando aqui.
Auto Amazon Links: No products found.