De fato, adotar um pássaro é uma decisão importante. Afinal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses animais precisam de cuidados especiais.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como adotar um pássaro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
5 dicas importantes ao adotar um pássaro
1. O espaço certo
De fato, adotar pombinhos não é o mesmo que um pato.
Se você mora em uma casa pequena, é melhor descartar a ideia de pato como animal de estimação.
Estes precisam, além de uma grande cabana (como um galinheiro) para descansar, um espaço aberto, como um jardim para caminhar com uma lagoa ou fonte para se refrescar.
Você não tem esse espaço? Então a melhor coisa é um pássaro pequeno. As aves mais comuns para o lar são canários, papagaios e periquitos.
Claro, você não pode colocar a gaiola em lugar nenhum. As aves são animais sensíveis. Dessa forma, não podem estar ao aar livre quando está muito frio, nem em áreas de correntes de ar.
2. Acordo entre todos os habitantes da casa
Esta é uma dica que você deve levar em conta ao adotar um pássaro, mas também ao adotar qualquer outro animal.
Se você é a única pessoa que mora na casa, perfeito. Mas se houver mais pessoas morando com você, certifique-se de que todos concordem que um novo membro chegará à família.
Um pássaro dá alegria ao lar, mas alguém pode não sentir vontade de ouvi-lo ou cuidar dele se você não puder. Ou a pessoa é simplesmente alérgico às penas.
Se você não levar tudo isso em conta, quem levará a pior é o pássaro, que não é culpado por nada.
3. Posso mantê-lo economicamente?
Talvez não invistamos tanto dinheiro em um pássaro quanto quando temos outros animais de estimação, mas o pássaro também deve ser alimentado, ter todos os seus acessórios e levado ao veterinário para check-ups periódicos.
Tem certeza de que pode pagar? A vida dele estará em suas mãos se você a adotar!
4. Eu tenho tempo para seus cuidados?
É verdade que, como indiquei no ponto anterior, as aves não exigem tanta despesa econômica ou tanto tempo da nossa parte quanto um cão pode precisar. Mas isso não significa que não devamos dar a eles o cuidado de que precisam!
Os pássaros precisam ser alimentados e sua gaiola deve ficar limpa. Também é conveniente conversar com eles todos os dias e parar para olhar para eles e verificar se eles não têm problemas com o bico, penas ou pernas.
5. Você tem mais animais? Tenha muito cuidado!
Se você tem outros animais em casa, especialmente cães e gatos, tenha muito cuidado para não deixar seu pássaro por perto sem supervisão.
Eles poderiam empurrar a gaiola e ela poderia abrir. O pássaro pode escapar ou acabar muito gravemente ferido por outro animal.
Gostou de saber mais sobre como adotar um pássaro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Veja também as melhores informações sobre parasitas em aves.
Auto Amazon Links: No products found.