O jacu é uma ave arredia não costuma ser muito sociável com o ser humano, e prefere ficar junto do seu bando. Camufla-se com facilidade entre as árvores e folhagens e passa despercebido muitas vezes.
Certamente tomar um “ótimo café de jacu” com certeza não é uma opção óbvia no nosso dia a dia, não é mesmo?
Ela se parece um pouco com uma galinha, mais tem suas peculiaridades, asas maiores e uma plumagem mais escura, além da estatura que pode chegar até um metro de comprimento.
A ave também é conhecida como penélope, e é uma espécie tipicamente brasileira e da Mata Atlântica.
E uma das grandes curiosidades dessa ave está no fato de que o jacu produz café tipo exportação! Quer saber mais sobre o café do jacu e um pouco mais sobre essa ave característica das florestas brasileiras? Confira abaixo:
O jacu e o seu precioso café!!!
Você gosta de coisas exóticas? Que tal provar um delicioso café de jacu, que sim, é proveniente das sementes que saem das fezes de uma ave? Se você quer saber mais sobre o Café do jacu, você não deve se espantar ao saber que os grãos desse café caríssimo são eliminados junto com os dejetos do jacu!
Realmente parece estranho, mais é na digestão do grão de café realizada pelo jacu, que esse grão se torna tão especial.
O café produzido pelo jacu é totalmente diferente da produção de qualquer outro café, por ter a necessidade de ter o jacu nesse processo.
O jacu quando se alimenta dos grãos de café automaticamente já faz uma seleção dos melhores grãos, que são os mais maduros e saudáveis para ingerir.
É no sistema digestivo do jacu que está o segredo. Ao ingerir o café, o organismo do pássaro aproveita apenas a polpa e a casca do grão, eliminando-o intacto. O processo digestivo do jacu que não possui estomago confere ao café um sabor totalmente único.
Os grãos são colhidos no pé das árvores, onde as aves deixam seus dejetos. Logo eles são encaminhados para um processo de limpeza e depois são torrados e moídos.
O café do jacu é o café mais caro do Brasil e um dos mais caros do mundo. A resposta para um valor tão caro está em um processo natural onde os produtores dependem exclusivamente dos jacus.
É importante lembrar que os jacus são aves ameaçadas de extinção e por esse motivo elas não podem ser criadas em cativeiro, já que são protegidas por leis ambientais.
Os produtores precisam que os jacus se alimentem de forma natural o que faz com que o preço do café de jacu seja pelo menos 30 vezes maior do que o café tradicional vendido no país.
E aí gostou dessa curiosidade sobre essa ave típica da Mata Atlântica? Os brasileiros comprovadamente amam café e se você gosta de sabores mais exóticos experimente o café de jacu e tire suas conclusões a respeito do sabor desse café. Vai um cafezinho aí?
Aproveite para conhecer tudo sobre as espécies de jacu que temos no Brasil.
Auto Amazon Links: No products found.