A araponga possui o nome científico de Procnias nudicollis e é uma ave da ordem passeriforme que pertence à família Cotingidae.
Ela também é conhecida pelo nomes de ferreiro, ferrador, guiraponga e uiraponga e em inglês é chamada de Bare-throated Bellbird.
Essa é uma ave procuradíssima para ser animal de estimação por conta do seu canto e também por sua coloração.
Fatores como caça ilegal da araponga e a destruição do seu habitat natural são os que a levaram até à lista dos animais em extinção.
Distribuição da araponga
No Brasil a distribuição da araponga acontece desde o sul da Bahia até Minas Gerais e também Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Habitando a Mata Atlântica, capoeiras, mata primária, matas que ficam no litoral, entre outros.
Também ocorre, com menos incidência, em países como Paraguai e Argentina, especialmente em parques ambientais que contribuem para que a espécie ainda mantenha a sua sobrevida.
Características físicas da araponga
Esse pássaro apresenta dimorfismo sexual altamente evidente.
Os machos são completamente brancos, salvo pela sua face e garganta que são despidas de penas e na cor verde.
Ele mede por volta de 27 centímetros de comprimento. Sua cabeça é achatada e eles tem uma boca larga que os ajuda a consumir porções grandes de alimentos. O seu bico é curto e seus pés são pardos.
Enquanto isso, a fêmea é menor do que o macho e possui sua plumagem superior na cor verde-oliva e a região ventral na cor amarela com algumas estrias. Sua cabeça é cinza e possui algumas estrias escuras e seu crisso é na cor amarela.
O filhote macho é muito parecido com a fêmea, mudando a sua cor conforme o tempo passa.
Somente quando ele atingir os 3 anos de vida que sua plumagem já estará totalmente branca, conforme o padrão do macho adulto.
O macho costuma cantar em grande parte do dia e esse canto possui semelhança com um martelo batendo numa superfície de metal, por isso ele recebe o nome de “ferreiro”.
Esse pássaro pode morar por anos num mesmo local, sendo que até mesmo seus filhotes, quando adultos, podem passar a residir no mesmo local, assim como os filhotes deles também. Não existem subespécies reconhecidas.
Alimentação da araponga
Esse pássaro alimenta-se basicamente de frutos, insetos e também de bagas. Por conta da formação do seu crânio, com sua boca alargada e cabeça achatada, ele pode engolir alimentos grandes.
Reprodução da araponga
No período de reprodução o macho faz uma cerimônia para atrair a atenção da fêmea, ficando em um galho de árvore especialmente selecionado.
O mais intrigante é que outros machos se unem a ele para cantarem juntos, tal como faz o pavó (Pyroderus scutatus).
O ninho dessa ave possui o formato de uma tigela rasa e é a fêmea que o constrói. Assim como, é ela também quem faz a incubação, que dura em média 23 dias, e cuida dos filhotes.
Geralmente são postos 2 ovos por postura que serão cuidados até completarem cerca de 27 dias de vida, quando começam a sair do ninho. Conheça também o piolhinho-chiador.
Como baixar ou ouvir cantos de araponga
Você pode baixar o canto do araponga em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.