O tecelão possui o nome científico de Cacicus chrysopterus. Ele pertence a família Icteridae e é conhecido em inglês como Golden-winged Cacique.
Também sendo conhecido pelos nomes de soldado, melro, nhapim, pega, soldadinho, sargentinho, sargento e japim-soldado.
Distribuição do tecelão
Pode ser encontrada nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Também está em outros países da América do Sul, como Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os seus habitats naturais são no interior de florestas tropicais ou subtropicais.
Características físicas do tecelão
O tecelão adulto possui uma plumagem preta e brilhante no corpo, exceto pela faixa amarela dourada brilhante que fica próximo a cauda e nas beiradas das asas.
Os olhos podem variar de laranja para amarelo e do branco perolado para azul pálido. Pernas e pés são pretos e o bico branco. Seu tamanho é de aproximadamente 20 centímetros.
A fêmea de tecelão tem a plumagem semelhante e é um pouco menor do que o macho. O filhote é mais castanho-escuro do que preto e os olhos são escuros.
Alimentação do tecelão
O tecelão se alimenta de insetos, lagartas e outros invertebrados. Ele também consome pequenos vertebrados, frutas, néctar das flores, como das bromélias, brotos, favos e folhas enroladas.
Muitas vezes vasculha fendas da casca de árvores e abre os galhos ocos à procura de comida.
Esta espécie é principalmente arbórea e sua alimentação é feita nas árvores, mas pode, por vezes, ir para o chão em busca de algum alimento.
Reprodução do tecelão
A fêmea põe de 2 a 4 ovos brancos com manchas acastanhadas, conseguindo 2 ninhadas por estação.
Ela choca sozinha durante as duas semanas, até que os filhotes nasçam, aí o casal fica responsável por alimentar os filhotes.
Os filhotes de tecelão permanecem em grupos familiares durante alguns meses.
Vê-se frequentemente em pares ou em grupos familiares na época do acasalamento, mas é geralmente sozinho e raramente fica em bandos.
A época de reprodução ocorre entre setembro e dezembro. Esta espécie é monogâmica e durante a época de reprodução os machos ficam próximos dos ninho, cantando e realizando alguns movimentos de dança.
Esta dança também serve para conquistar as fêmeas, e nela o macho impulsiona a cabeça de baixo para cima, levantando as penas do corpo e da cabeça, abrindo as asas e a cauda, a fim de expor as manchas amarelas brilhantes.
Estas exposições e danças são sempre acompanhadas por cantos.
O ninho é o motivo pelo qual ele ganhou este nome, já que é uma bolsa suspensa, com cerca de 50 centímetros de comprimento.
Esta longa bolsa é suspensa a partir do final de um ramo isolado, muitas vezes sobre a água, córrego ou lagoa. O ninho é feito com fibras finas, por vezes misturadas com crina de cavalo, e é todo “tecido” pelo pássaro.
Geralmente o ninho fica colocado a pelo menos de cinco metros de altura.
Canto do tecelão
Uma verdadeira melodia! Seu timbre lembra o do corrupião. A canção é variável, mas, em vez musical, uma série alta de notas lentamente entregues com uma explosão final, alta, que é a única parte ouvida a uma certa distância.
A canção inteira pode soar como “cuuk-Kaa-Prrrr-WHIIP-WHEEEO” com algumas variantes porque as notas e arremessos são variados. Esta espécie pode, por vezes, imitar outras espécies de pássaros.
O casal pode executar duetos para se comunicar. Cada companheiro profere uma música um pouco diferente em resposta à dada pelo seu companheiro.
Saiba Tudo Sobre o tecelão
Como baixar ou ouvir cantos de tecelão
Você pode baixar o canto do tecelão em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.