Saiba Tudo Sobre o Saci

O pássaro saci possui o nome científico de Tapera naevia, sendo também popularmente conhecido como verão, peitica, buraco-feio, crispim, fem-fem (Amazônia), matinta-pereira (do tupi matintape’re), matintaperera, matintaperê, sem-fim, seco-fico, sede-sede, tempo-quente, peixe-frito e peitica no Maranhão, dentre outros. Em inglês seu nome é Striped Cuckoo e ele pertence a família Cuculidae. Veja também a imponente águia-americana.

Saiba Tudo Sobre o Saci

Distribuição do saci

Ele está bem distribuído por toda a América Latina. Pode ser visto em basicamente todo o território Brasileiro, especialmente em bordas de matas dos mais variados tipos, áreas de cerrado, pastagens e ocasionalmente até mesmo em áreas urbanas. Comumente ele irá viver sozinho, sendo mais fácil ouvi-lo do que vê-lo entre árvores, graças ao canto incessante que emite ao longo do dia e às vezes ao cair da noite, principalmente na primavera e no início do verão. Em outras estações costuma parar de cantar e pode fazer pequenas migrações, buscando locais mais quentes.

Características físicas do saci

Quando adulto ficam com cerca de 30 centímetros de comprimento, pesando entre 40 e 55 gramas. Chama a atenção o fato de possuir um topete de penas na cabeça, que quase sempre fica eriçado. Os adultos possuem testa, o topete e crista de cor canela/castanho com listras pretas. Possui uma faixa escura sobre os olhos. O ventre é esbranquiçado e a região ao redor da cloaca possui coloração camurça. A cauda é longa e acastanhadas. Seu bico é curto e levemente curvado, já os pés são cinza azulados.

Alimentação do saci

Alimenta-se no solo em pequenos grupos, procurando principalmente pequenos artrópodes, especialmente lagartas, grilos e gafanhotos. Também tem o costume de seguir o gado pastando ou máquinas arando o solo, buscando capturar os insetos que saem do local.

Reprodução do saci

São aves parasitas, ou seja, não constroem seus próprios ninhos, mas sim saqueiam ninhos de outras aves. Ele faz a postura de ovos semelhantes ao da ave que está sendo atacada, tendo como alvo principalmente o João-tenenem. Os filhotes ao nascerem são mais fortes e acabam matando os filhotes legítimos. Não existem diferenças visíveis entre o macho e a fêmea de saci, sendo que ela irá realizar a postura 4 a 6 ovos.

Como baixar ou ouvir cantos de saci

O canto é um assovio repetitivo e parece dizer “ sa-ci” ou “sem-fim”. Você pode baixar o canto do saci em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Baixar cantos de saci

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!



Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x