O sabiá-poca possui o nome científico de Turdus amaurochalinus, pertence a família Turdidae e em inglês é chamado de Creamy-bellied Thrush.
Ele é muito reconhecido no Brasil, seja pelo seu “canto triste” ou por seu aspecto físico.
Este sabiá possui diversos nomes comuns, tais como Bico-de-osso, sabiá-branco, sabiá-do-peito-branco, sabiá-bico-amarelo, sabiá-bico-de-osso e sabiá-bico-de-louça. Não temos subespécies reconhecidas desta ave.
Distribuição do sabiá-poca
Está presente em praticamente todos os estados do Brasileiros e também na Argentina. Ele migra durante os meses de maio a agosto, ficando nas bordas de matas, parques, quintais e também nas cidades e no cerrado.
Características físicas do sabiá-poca
A identificação desta espécie passa pela marca escura, quase negra, que a ave tem entre o olho e o bico. Ele também possui a cabeça mais achatada, como se o bico estivesse nivelado com a testa.
O papo branco e os riscos no corpo variam de ave para ave. Alguns pássaros parecem ter uma espécie de gola branca separando os riscos do peito.
Assim que saem do ninho eles possuem peito e barriga com várias pintas num tom marrom oliváceo, assim como as costas e as asas também são pontilhadas de marrom claro.
Geralmente as penas das asas ficam assim por 2 anos. Nesta idade eles ficam com a plumagem de adulto. O sabiá-poca tem cerca de 21 centímetros de comprimento, olhos grandes, bico longo, forte e pouco curvo.
Alimentação do sabiá-poca
Eles se alimentam de invertebrados e frutos pequenos, principalmente pegos no solo, apreciando o fruto da aroeira (schinus terebinthifolius). Assim como os demais sabiás, ele gosta de ficar ciscando e escavando o chão, em busca do seu alimento.
Em criações usa-se rações especificas para sabiás, que são facilmente encontradas a venda.
Reprodução do sabiá-poca
A reprodução do sabiá geralmente começa do mês de agosto, época em que os machos ficam com o bico num tom amarelo vivo e as fêmeas ficam com o bico manchado de amarelo, detalhe que mostra estarem aptos para reproduzir.
Aves jovens ou fora do período reprodutivo ficam com o bico negro.
O casal procura um arbusto ou arvore pequena, em locais mais isolados, onde faz um ninho em formato de tigela, utilizando-se de raízes e fibras, colocando barro nas laterais para que ele fique mais sólido.
A fêmea de sabiá-poca fará a postura de 3 a 4 ovos, e contará com a ajuda do macho durante todo o período de choca e cuidados com os filhotes.
Saiba Tudo Sobre o sabiá-poca
Como baixar ou ouvir cantos de sabiá-poca
Você pode baixar o canto do sabiá-poca em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.