Se você tem um pássaro em casa, saberá que esses animais são muito delicados e exigem cuidados específicos. O bico é uma parte muito importante para as aves e, se apresentarem problemas, podem afetar seriamente sua saúde.
Mas quais os problemas no bico mais comuns?
Para ajudar você a entender mais sobre os problemas no bico, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
A importância do bico para as aves
Os pássaros não apenas usam o bico para comer, mas também o usam para escalar, se defender, brincar ou mordiscar coisas.
Se eles tiverem algum problema no bico, isso causará desconforto e deixará de usá-lo. Isso fará com que eles parem de comer afetando sua saúde geral.
Identifique um bico saudável
Você quer saber se seu pássaro tem um bico saudável? Olhe atentamente para ele!
Um bico saudável será visto com uma superfície lisa, sem qualquer descamação ou quebra.
A parte superior estará perfeitamente alinhada com a parte inferior e ambas terão o comprimento correto.
Olhando para o bico do seu pássaro, você notou que parte disso não está certo? É hora de ir ao veterinário! Certamente ele estará sofrendo de algumas das condições que lhe direi abaixo. Estes são os problemas no bico das aves que ocorrem com mais frequência.
Problemas no bico mais comuns
Entre os problemas que o bico do seu pássaro pode apresentar estão:
Crescimento excessivo
É um dos problemas no bico das aves que mais sofrem.
Principalmente, o crescimento excessivo se deve ao mau desgaste do bico, porque ele não tem à sua disposição os elementos necessários para realizar uma atividade que ajude seu desgaste.
Crescimento assimétrico
O crescimento assimétrico do pico pode ser devido a um déficit de nutrientes em sua dieta. Também a algumas infecções.
Desvios
Dentro do crescimento assimétrico está o problema do bico na tesoura, que ocorre quando o topo do bico se desvia e cresce para o lado.
As razões pelas quais isso acontece podem ser várias: genética, uma técnica de má alimentação, infecções, choques ou deficiência de cálcio.
Tumores
Um dos problemas no bico de pássaros que as pessoas mais desconhecem é o tumor. Sim, as aves podem desenvolver tumores em seus bicos.
Descoloração, massas crescendo nele ou erosão são sintomas desses tumores que, em alguns casos, são cancerígenos.
A importância de sua detecção oportuna favorecerá que eles possam ser eliminados com a cirurgia.
Infecções
Bactérias, parasitas e fungos podem atacar o bico do seu pássaro causando infecções graves.
Há também outras infecções que atacam outras partes do seu corpo, mas também danificam seu bico.
Uma boa higiene pode prevenir esse tipo de doença, mas se ela se espalhar, um veterinário especializado em animais exóticos determinará o tratamento apropriado, que pode ser baseado em antibióticos ou antifúngicos, dependendo da causa.
Gostou de saber mais sobre os problemas no bico? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Aproveite para saber como cortar as unhas do seu pássaro.
Auto Amazon Links: No products found.