O piolhinho-chiador possui o nome científico de Tyranniscus burmeisteri e é uma ave passeriforme que pertence à família Tyrannidae, família da qual compreende mais de 400 espécies de aves.
Em inglês essa ave papa moscas é conhecida pelo nome de Rough-legged tyrannulet.
Distribuição do piolhinho-chiador
A distribuição desse pássaro se dá em países como Brasil, Argentina, Costa Rica, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Paraguai e Venezuela. No Brasil essa espécie está restrita aos estados Sudeste e ao Sul.
É um pássaro que realiza migrações altitudinais, ou seja, sai de locais de baixa altitude para altas altitudes, e vice versa. Costuma ir mais para o norte no período de inverno, e no verão se desloca para o Sul.
Os habitats naturais do Tyranniscus burmeisteri costumam ser florestas tropicais ou subtropicais húmidas de baixa altitude, bem como em florestas primárias ou secundárias.
Sua incidência varia de incomum a localmente comum, com seu estado de conservação sendo relatado como pouco preocupante.
Essa ave pode ser encontrada em pares, sozinha ou também acompanhando bandos mistos. E pode estar tanto no estrato médio quanto no alto de florestas.
Geralmente ela é encontrada abaixo de 2.000 metros de altitude, mas em alguns casos pode ir além disso.
Características físicas do piolhinho-chiador
Mede 12 centímetros de comprimento e mede por volta de 13 gramas. Sua plumagem é predominantemente olivácea. Seu peito é amarelo com algumas listras olivas.
Sua coroa é mais escura do que o restante do corpo, do mesmo modo que suas asas, sendo que essas ainda possuem algumas barras amarelas. Ao redor dos seus olhos existe um anel branco. O seu bico é curto e seus olhos são escuros.
Alimentação do piolhinho-chiador
A alimentação desse pássaro consiste basicamente de artrópodes, mas ele também pode se alimentar de pequenas bagas e, algumas vezes, de outros tipos de insetos. Veja mais informações sobre a borboletinha-do-mato.
Reprodução do piolhinho-chiador
O período reprodutivo desse pássaro costuma ser mais ao final do ano, se iniciando em novembro e dezembro em alguns países como Brasil e Bolívia.
Ele constrói o seu ninho em formato de taça nas árvores. Quanto a quantidade de ovos que a fêmea põe e ao tempo de postura, até o presente momento não existem registros.
Como baixar ou ouvir cantos de piolhinho-chiador
Você pode baixar o canto do piolhinho-chiador em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.