A patativa-chorona possui o nome científico de Sporophila leucoptera. Ela pertence a família Thraupidae e em inglês é chamada de White-bellied Seedeater.
Também é conhecida como bico-vermelho ou bico-de-lacre (Espírito Santo), boiadeiro (Minas Gerais), cigarra-bico-vermelho, cigarra-rainha, chorão, chorona (São Paulo) ou apenas patativa (Sertão da Paraíba).
Distribuição da patativa-chorona
A patativa habita áreas de gramíneas com arbustos e vegetação mais baixa, especialmente próximas a cursos de água, áreas pantanosas e margens de rios e lagos.
Ela está presente nas ilhas da foz do rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí e Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso.
Encontrada também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai.
Características físicas da patativa-chorona
A ave mede cerca de 12 centímetros de comprimento, pesando entre 15 e 16 gramas. O macho da patativa possui penas cinzas na parte de cima e branco nas partes inferiores.
Já a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores. Os filhotes de boiadeiro e as aves juvenis são pardos.
Geralmente vivem sozinhos ou em pares que ficam bem distantes um dos outros. Dificilmente ficam próximos a outras espécies, buscando sempre afugentar os invasores.
Alimentação da patativa-chorona
Ele é um pássaro granívoro, ou seja, assim como os demais membros pertencentes aos “papa capins”, ela se alimenta basicamente de sementes.
Em criações pode-se fornecer alpiste, painço, arroz em casca e verduras, como escarola ou couve. Boas misturas de sementes são facilmente encontradas!
Uma boa gaiola para se manter a patativa fora da época reprodução pode ter 30 centímetros de comprimento por 35 de altura e 25 de profundidade.
Já para reprodução deve ser maior, com 70 centímetros de comprimento por 40 de altura e 30 de profundidade.
Reprodução da patativa-chorona
A reprodução patativa-chorona se inicia em agosto, quando o macho canta fortemente, buscando mostrar a dominância sobre o seu território.
A fêmea de patativa-chorona irá preparar o seu ninho, em forma de taça, em forquilhas de árvores não muito altas.
Lá irá fazer a postura de 2 a 3 ovos que são chocados por 13 dias, conseguindo ter de 2 a 3 ninhadas por ano.
O macho permanece junto a fêmea e ajudará a cuidar dos filhotes, que podem ser separados dos pais quando estiverem com cerca de 35 dias, e já estiverem se alimentando sozinhos.
Veja também as principais diferenças entre a chorona e a patativa comum.
Saiba Tudo Sobre a patativa-chorona
Como baixar ou ouvir cantos de patativa-chorona
A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente, repetido sem pressa. Você pode baixar o canto da patativa-chorona em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.