O papagaio-charão é uma ave da família Psittacidae, cujo nome científico é Amazona pretrei, possuindo o nome em inglês de Red-spectacled Parrot.
É popularmente conhecido como papagaio-de-peito-roxo, charão, chorão, papagaio-da-serra e serrano.
Ele é considerado uma das aves sul-americanas mais ameaçadas pelo risco de ser extinta.
Distribuição do papagaio-charão
Ele ocorre no Brasil, Paraguai e norte da Argentina. No Brasil é encontrado do sul da Bahia e norte de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo muito comum no estado de Santa Catarina.
Na Bahia sua ocorrência é citada para a Chapada Diamantina e foi redescoberto recentemente no norte do estado do Espírito Santo.
Também existem registros em outros estados do sul e sudeste, mas por exemplo, no Rio Grande do Sul existem poucos registros, sendo a maioria em unidades de conservação.
O Charão é uma ave encontrada na floresta ombrófila mista, com predominância da Araucária angustifólia.
Como esta formação florestal está bastante reduzida, a ave encontra-se em rápido e contínuo declínio populacional.
Características físicas do papagaio-charão
Esta espécie é uma dos menores papagaios brasileiros. Apresenta 32 centímetros de comprimento e cerca de 280 gramas de peso. Apresenta dimorfismo sexual.
Os dois sexos têm cor predominante verde, e são diferenciados pela máscara vermelha e de algumas penas vermelhas mais brilhantes na asa do macho. Os indivíduos jovens apresentam pouco vermelho.
As penas secundárias das asas e parte das primárias são azuis, sendo que as retrizes são verdes com a extremidade amarela.
O círculo ao redor dos olhos é branco, o bico é curvo e afiado, as pernas e pés são cinza, a íris é alaranjada.
Reprodução do papagaio-charão
Sua maturidade sexual se inicia aos 2 anos e o período reprodutivo varia entre setembro e janeiro. Sua nidificação é feita em cavidades de árvores.
O declínio da oferta desse recurso em função da destruição e degradação dos ambientes florestais vem se transformando em fator de ameaça à sua conservação.
A fêmea de papagaio-charão fará a postura de 2 a 4 ovos, que serão incubados por um período de 22 a 24 dias.
Geralmente tem apenas uma ninhada por ano. Ambos os pais alimentam os filhotes.
Alimentação do papagaio-charão
A dieta alimentar do papagaio-charão é bastante diversificada, no entanto sua preferência alimentar é pelo consumo das sementes de Araucária. Em criações pode-se oferecer boas rações para papagaios.
Quando está fora da estação da araucária, os charões utilizam em sua alimentação frutos, sementes, folhas e flores de dezenas de espécies de plantas nativas e algumas exóticas.
Destacando-se os frutos de guabiroba, cereja, sementes de camboatá-vermelho, canela, sementes e gemas florais de eucalipto, nêspera, pera, banana, mamão, coco verde e goiaba.
Aproveite para conhecer mais sobre papagaio-moleiro.
Saiba Tudo Sobre o papagaio-charão
Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-charão
Você pode baixar o canto do papagaio-charão em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.