A coruja-murucutu é uma ave família Strigidae, seu nome científico é Pulsatrix perspicillata, sendo conhecida em inglês como Spectacled Owl. Popularmente é conhecida como coruja-de-garganta-preta, corujão, coruja-do-mato, bate-caixão, mocho-mateiro e murucututu. Veja também a murucututu-de-barriga-amarela.
Página de Conteúdos
Distribuição da coruja-murucutu
A ave está presente do México à Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil. A região amazônica é o ambiente com mais indivíduos. Habita florestas, matas que possuem corpos d’água, florestas altas e capoeiras. É uma ave com hábitos noturnos, podendo entretanto estar ativo durante dias nublados.
Características físicas da coruja-murucutu
A coruja-murucututu é a maior coruja em florestas tropicais úmidas do novo mundo, com um peso médio de 750 gramas, medindo 78 centímetros de comprimento. Não existe dimorfismo sexual. As aves adultas possuem o dorso, o pescoço e a face marrom escuro, do peito até próximo a cauda é bege, abaixo do bico há uma faixa branca.
A característica mais destacada na ave são linhas na face de cor branca, dando o formato de “x”. Os olhos são grandes, de coloração amarela e a íris preta. O filhote possui uma plumagem branca e a face negra.
Alimentação da coruja-murucutu
É uma ave carnívora, sendo que entre as presas em potencial são as cutias, cangambás, doninhas e gambás. Ela também ataca aves tão grandes quanto o japu, corvo, gralhas e gaios. Se alimenta de grandes insetos, lagartos e crustáceos de água doce. Os roedores, morcegos, répteis e artrópodes também fazem parte da sua dieta.
Corujas normalmente engolem toda a sua presa, no entanto, raramente consomem presas maiores do que elas próprias.
Reprodução da coruja-murucutu
O ninho é feito em fendas de barrancos e penhascos, troncos de árvores ocas e cavidades naturais. É muito comum o casal aproveitar o mesmo ninho por vários anos consecutivos. São postos em média 2 ovos de coloração branca. A incubação dura 35 dias e é realizada somente pela fêmea de coruja-murucutu e se inicia a partir da primeira postura, o que resulta em períodos de eclosão diferente.
Normalmente só sobrevive um filhote de coruja-murucutu por estação. Com seis semanas os filhotes saem do ninho, mas os pais continuam alimentando a prole até um ano de idade.
Saiba Tudo Sobre a Coruja-murucutu
Como baixar ou ouvir cantos da coruja-murucutu
Você pode baixar o canto da coruja-murucutu em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.
É GRATUITO!!!
Saiba os segredos para criar pássaros!
Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.
Artigos Relacionados!
Não vá embora sem deixar um comentário!