A guaracava-de-barriga-amarela possui o nome científico de Elaenia flavogaster e é uma ave passeriforme que pertence à família Tyrannidae, sendo conhecida em inglês por Yellow-bellied Elaenia.
Por conta do seu canto, ela é conhecida também pelos nomes comuns de maria-é-dia, maria-já-é-dia, bobo, caracutada, cucuruta, cucurutado, guaracava, guaracava-de-crista-branca, maria-acorda, maria-tola, marido-é-dia e joão-bobo.
Distribuição da guaracava-de-barriga-amarela
Ocorre em países como México, Brasil, Argentina e Bolívia. Em solo brasileiro esse pássaro é encontrado em todas as regiões.
É costume dessa ave empoleirar-se em locais abertos, podendo tanto viver em grupos familiares quanto em pares. Na maioria das vezes ela está subindo para as copas das árvores.
Essa ave habita sempre a copa de árvores, ora seja em capoeiras ou em campos de cultura. São poucas as vezes em que esse pássaro pode ser visto no chão.
Características físicas da guaracava-de-barriga-amarela
Mede 16 centímetros de comprimento e pesa em média 25 gramas. No topo da sua cabeça há cristas brancas formando um topete eriçado.
O manto desse pássaro são de coloração olivácea, enquanto que o topo de sua cabeça é acinzentada e muda de cor entre março e abril, ficando amarela e, conforme o tempo passa, vai perdendo intensidade com o envelhecer da plumagem.
Durante o dia esse pássaro costuma cantar e o som do seu canto se assemelha a um apito. E quando um pássaro emite um som, logo que de imediato o outro responde-lhe.
Alimentação da guaracava-de-barriga-amarela
É do seu costume procurar alimentos, como pequenos frutos e invertebrados, nas copas das matas e em outras áreas abertas.
Faz parte do seu cardápio insetos como besouros, cupins voadores e formigas, quanto aos frutos, ela costuma consumir amoras, figos-benjamim, erva-de-passarinho e também magnólia-amarela.
Reprodução da guaracava-de-barriga-amarela
O período reprodutivo da maria-é-dia se inicia em julho e vai até o mês de novembro. Durante esse período costuma cantar a noite emitindo um som grave e com pouca intensidade, sendo repetido por várias vezes (na ascendente e na descendente).
Constrói um ninho em formato de tigela usando materiais como raízes e fibras vegetais, o qual fica preso num galho de árvore. Por fora o ninho é revestido com materiais como casca de árvores e líquens.
Geralmente a fêmea põe 2 ovos por postura e o tempo de incubação leva em média 16 dias. Após a eclosão, os filhotes levam uma média de duas semanas para desenvolverem suas plumagens.
Conheça também a ave chamada catraca.
Como baixar ou ouvir cantos de guaracava-de-barriga-amarela
Você pode baixar o canto do guaracava-de-barriga-amarelaem nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.