O gibão-de-couro possui o nome científico de Hirundinea ferruginea e é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Ele também é conhecido como birro e joão-pires, já em inglês chama-se Cliff Flycatcher.
Distribuição do gibão-de-couro
Essa ave tem incríveis habilidades acrobatas e costuma habitar em locais altos como prédios, mas tem preferência por áreas abertas como cerrado, chapadões, campos sujos, entre outros.
Possui elevada incidência nas regiões sul e sudeste do Brasil, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Ela é encontrada em praticamente todos os países da América do Sul, com exceção do Chile.
Pode ser encontrado em pequenos grupos ou também em pares. E costuma ser visto tanto em áreas urbanas (no parapeito de prédios, em antenas de televisores e mourões de cerca) quanto também em montanhas e paredões rochosos.
Existem quatro subespécie reconhecidas desse pássaro e seu estado de conservação é pouco preocupante.
Características físicas do gibão-de-couro
Espécie sem dimorfismo sexual. Mede por volta de 16 centímetros e pesa em média 25 gramas. Sua plumagem é predominantemente de cor ferrugínea.
Em outras partes do seu corpo possuem algumas variações de tons. Sua coroa, peito e dorso são num tom mais avermelhado, só que o peito é ainda mais avermelhado.
Existem diferenças entre algumas subespécies desse pássaro. Uma que ocorre no estado de Roraima possui sua plumagem com um padrão de cores diferente das espécies que ocorrem ao sul do país.
Essa subespécie em particular foi isolada pela floresta amazônica das outras espécie que ocorrem na região sul do Brasil.
Alimentação do gibão-de-couro
O joão-pires é uma ave que alimenta-se principalmente de insetos voadores como moscas e abelhas, os quais caça no ar enquanto realiza manobras rápidas. Aproveite e veja mais detalhes sobre o patinho.
Reprodução do gibão-de-couro
Essa ave preocupa-se em construir seu ninho ao abrigo do vento e também da chuva. O formato do ninho é semelhante a uma tigela.
Costuma usar diferentes tipos de materiais para construir um ninho resistente, tais como pequenas pedras, gravetos e, ao final, o cobre com folhas vegetais macias. A fêmea põe em média 2 ovos por postura.
Como baixar ou ouvir cantos de gibão-de-couro
Você pode baixar o canto do gibão-de-couro em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.