O gavião-caracoleiro possui o nome científico de Chondrohierax uncinatus. Ele pertence a família Accipitridae, sendo conhecido em inglês como Hook-billed Kite.
Popularmente também é chamado como gavião-bico-de-gancho ou simplesmente caracoleiro.
Distribuição do gavião-caracoleiro
Ele está presente do México ao extremo-norte da Argentina e em praticamente todo o Brasil. Ele tem preferência por florestas úmidas, terras alagadiças e florestas de baixada.
A espécie já foi observada em uma área de brejos no planalto do Itatiaia, a cerca de 2200m de altitude, ou seja, apresenta ampla distribuição sobre áreas pantanosas e florestais
Características físicas do gavião-caracoleiro
O caracoleiro mede entre 41 e 51 centímetros. O peso varia de 215 a 277 gramas para machos e de 235 a 360 gramas para as fêmeas de gavião-bico-de-gancho.
Este gavião possui diversas tonalidades de plumagem e também diferenças em partes do seu corpo. Por exemplo o seu bico que é bimodal.
Isso quer dizer que alguns exemplares podem ter bico grande ou bico pequeno, independentemente do sexo e da idade.
Essa caracteristica está ligada a dieta com que as aves estão mais acostumadas.
A evolução da espécie aconteceu para que ele conseguisse consumir o alimento que lhe deu o nome popular, ou seja, os caracóis.
Isso permite que ele se alimente de diferentes espécies e tamanhos de caracóis.
Alimentação do gavião-caracoleiro
A alimentação do gavião-bico-de-gancho é composta basicamente por pequenos vertebrados, artrópodes e especialmente de caracóis arborícolas, terrestres ou aquáticos.
Ele retira os animais das conchas com grande facilidade graças ao seu bico com formato de gancho.
Ele tem por característica quebrar a concha dos animais, retirando-os, ao contrário do gavião-caramujeiro (Rosthramus sociabilis), que consegue engolir alguns moluscos inteiros, sem danificar a concha.
Reprodução do gavião-caracoleiro
O seu ninho é construído no alto de árvores, a mais de 5 metros do solo. Ele irá fazer a postura de apenas 1 a 2 ovos, os quais serão chocados por cerca de 35 dias.
Após o nascimento dos filhotes de caracoleiro os pais serão responsáveis por sua alimentação. Como podemos perceber, não temos muitas informações sobre os processos reprodutivos da ave.
Aproveite para saber mais informações sobre o gavião-bombachinha.
Saiba Tudo Sobre o gavião-caracoleiro
Como baixar ou ouvir cantos de gavião-caracoleiro
Você pode baixar o canto do gavião-caracoleiro em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.