Esta é uma ave encantadora, então vamos aproveitar e conhecer algumas curiosidades sobre o sabiá-laranjeira!
Gonçalves Dias já dizia em seu famoso poema Canção do Exílio:
“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.
É uma ave de canto belíssimo e umas das mais adoradas em todo o Brasil.
Curiosidades sobre o sabiá-laranjeira
1- Em 2002 foi assinado um decreto pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, onde o sabiá-laranjeira se tornou o símbolo da nação.
A pequena ave de menos de 25 centímetros de tamanho, ganhou até um dia para ser celebrada, a mesma data em que se comemora o Dia da Ave, dia 5 de outubro.
A cor da sua plumagem é a mesma para exemplares masculinos e femininos: a barriga em vermelho-ferrugem, as costas e asas acinzentadas, podendo variar de tom, e o bico amarelado.
2- O sabiá-laranjeira pode ter uma vida longa, vivendo de 25 a 30 anos. O período de acasalamento começa por volta da Primavera, nesse período é imitido o som do acasalamento para atrair a fêmea e expulsar os outros machos, para reinar soberano em seu território.
3- O período reprodutivo é marcado pela procura de uma fêmea para que juntos possam construir sua morada e o ninho, feitos basicamente de gravetos e folhas finas, chegando a ser reforçado por barro quando necessário.
Um casal tem uma média de dois filhotes por ninhada, chegando a ter seis filhotes por ano. Os ovos são chocados por 13 dias e os filhotes permanecem no ninho até completarem 35 dias.
Tanto a fêmea quanto o macho são responsáveis pela alimentação das crias.
4- O grande destaque do sabiá-laranjeira em comparação as outras aves é seu belo canto que é semelhante ao de uma flauta.
A vocalização do sabiá-laranjeira é monótona e compreende-se como um dialeto dessa espécie, com notas e repetições específicas.
Dependendo do local onde o sabiá está cantando pode ser ouvido a uma distância de até um quilômetro. E muitos sabiás conseguem repetir a melodia por até dois minutos sem parar.
5- Quando se fala em sabiá com canto imperfeito, estão se referindo ao pássaro que conviveu desde pequeno com outras espécies e, por isso, acaba adaptando seu canto aos dos outros.
O sabiá-laranjeira pode ser encontrado em todo o território nacional, desde matas, parques e até quintais de grandes centros urbanos arborizados, eles não são encontrados na exceção da região da floresta amazônica.
6- O sabiá-laranjeira tem fama de ser um pássaro fiel, quando finalmente encontra sua companheira acaba seguindo junto com ela a viver com o bando e inclusive deixa os filhotes para trás para seguir junto da amada.
Esperamos que tenha gostado de conhecer algumas destas curiosidades sobre o sabiá-laranjeira!
Auto Amazon Links: No products found.