Existem algumas diferenças entre os machos e fêmeas de curió, sendo que a mais visível é a cor das penas.
O macho adulto apresenta a coloração do manto preto com o ventre castanho-avermelhado e uma mancha branca em cada asa.
Já as fêmeas são amarronzadas, com o ventre pardo. Outra forma de diferenciar o curió fêmea do macho é através do bico.
O curió macho tem um bico mais grosso e forte. Já o da fêmea é meio arredondado e mais delicado. Vale lembrar que as dicas acima valem para pássaros adultos. Para filhotes o método mais seguro é o exame de DNA.
Diferenciando o curió fêmea do macho
Exame de DNA para sexar curiós
Pode parecer algo complicado e caro, mas o exame em si é fácil de ser feito e não custa muito. Com cerca de R$30,00 é possível fazer o teste.
O exame de DNA é a forma mais segura para diferenciar os filhotes já que eles nascem pardos, como as fêmeas adultas. Somente após alguns meses é que os machos ficam com a plumagem adulta.
Geralmente o exame é feito retirando algumas penas da ave, enviando-as pelos correios até o laboratório. Eles irão fazer o teste e você saberá o resultado imediatamente, através da internet.
Veja também os melhores produtos que você pode oferecer ao seu pássaro, basta clicar aqui.
Estas belas aves tem um grande valor no mercado de compra e venda de pássaros. Isso faz com que a criação de curió seja muito difundida e praticada no Brasil.
Após separar os machos é importante ter um bom canto de curió para que eles possam aprender, então não perca tempo e escolha o seu favorito.
Como diferenciar o curió fêmea do macho?
Auto Amazon Links: No products found.