O colhereiro possui o nome científico de Platalea ajaja. Ele pertence a família Threskiornithidae e é conhecido em inglês como Roseate Spoonbill.
Outros nomes populares da espécie são ajajá e colhereiro-americano. O nome popular é devido ao bico longo, achatado na ponta, semelhante a uma colher.
Distribuição do colhereiro
Ele é amplamente encontrado nas Américas, desde o sul dos Estados Unidos até à Argentina e em todo o Brasil.
Está sempre ligado a habitats aquáticos, frequentando pântanos, margens de rios e lagoas, manguezais e estuários. Encontra-se ameaçado de extinção no estado de Minas Gerais.
Características físicas do colhereiro
A espécie possui plumagem rosa, com tons mais claros no pescoço, dorso e ventre. O bico é acinzentado, com pernas e pés rosados.
No período reprodutivo as cores do casal ficam mais acentuadas, ficando também com uma bonita faixa vermelha sobre as asas, além de estrias escuras no bico.
Os filhotes possuem a cabeça e o pescoço brancos, com o corpo num tom rosa-pálido. Medem entre 40 a 50 centímetros, pesando de 1 quilo e 200 gramas até 1 quilo e 800 gramas.
Já foram muito caçados por conta de suas lindas penas, que eram utilizadas na decoração e enfeite de chapéus.
Agora são mais protegidos, por isso seus números na natureza vem aumentando.
Alimentação do colhereiro
Sua alimentação é composta por peixes, anfíbios, insetos, pequenos répteis e principalmente de crustáceos que captura remexendo e “peneirando” a água e a lama, utilizando-se do seu bico em forma de colher.
O tom rosa de suas penas está ligado com a quantidade de pigmentos carotenoides que ele ingere de determinados alimentos, como por exemplo os camarões.
Reprodução do colhereiro
É uma ave de hábitos gregários, formando colônias para reprodução. O casal faz uma bonita dança de cortejo, incluindo batidas de bico e ofertas mútuas de presentes.
O ninho é construído em árvores, sendo formando por gravetos e talos secos de gramíneas.
As colônias de reprodução geralmente são mistas, ou seja, no local é possível encontrar outras espécies de aves, como biguás e garças.
A fêmea de colhereiro irá botar de 2 a 3 ovos que são incubados por cerca de 22 dias.
Com cerca de 45 dias os filhotes de colhereiro começam a voar e aos 3 anos de idade estarão prontos para acasalar, apresentando a plumagem dos adultos.
Veja também informações sobre o lindo flamingo-americano.
Saiba Tudo Sobre o colhereiro
Como baixar ou ouvir cantos de colhereiro
Você pode baixar o canto do colhereiro em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.