Artigo afirma que seis espécies de aves nativas da Mata Atlântica estão provavelmente extintas, assim aponta um estudo recente deste ano, 2021. Entretanto, o Brasil possui 166 espécies de aves, sendo que mais da metade dessas espécies estão na Mata Atlântica. Conhecer algumas aves extintas nos ajuda a entender e evitar que isso se repita.
Seis espécies de aves provavelmente extintas na Mata Atlântica
A mata atlântica foi alvo de muita destruição e fragmentação ao longo dos séculos. Como resultado de tanta degradação, muitos de seus habitantes desapareceram ao longo do tempo.
Recentemente, cientistas apontaram em um estudo que seis espécies estão provavelmente extintas, sendo todas endêmicas. Isto é, ocorriam somente na mata atlântica. Dentre as seis espécies apontadas como provavelmente extintas nas últimas décadas, a maioria tinha como habitat o Centro de Endemismo Pernambuco, zona de Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco. São elas:
- O Limpa-Folha-do-Nordeste (Philydor novaesi),
- O Gritador-do-Nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti),
- O Caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum)
- O Mutum-do-Nordeste (Mitu mitu), este considerado extinto apenas na natureza, pois ainda sobrevive em cativeiro.
- A Arara-Azul-Pequena (Anodorhynchus glaucus), considerada extinta em território brasileiro, mas que ainda ocorre nos países vizinhos que compartilham a extensão da floresta atlântica.
- Pararu-Espelho (Para Claravis geoffroyi), considerada extinta no Brasil, mas que sobrevive na Argentina e no Paraguai.
A eliminação desses animais é considerada preocupante pela ONU Meio Ambiente, que alerta para a importância das aves no equilíbrio dos ecossistemas.
Você sabia que existem alguns fatores que levam as espécies à extinção?
Primeiramente, as causas das extinções podem ser variadas. Mas é perceptível que atualmente, o homem tem sido um grande estimulante nesse processo natural. Embora não seja nenhuma novidade afirmar que o homem afeta o meio ambiente de maneira negativa.
Nesse sentido, em seguida, exemplificamos alguns fatores para a extinção das espécies:
- Destruição de Habitats Naturais
- Poluição
- Mudanças climáticas
- Catástrofes ambientais
- Degradação da Mata Atlântica
O Brasil é o país que mais possui espécies ameaçadas de extinção. A estimativa é que cerca de 170 espécies estão ameaçadas de serem extintas. Entretanto, para evitar esse caos socioambiental é necessário tomar algumas medidas. Algumas como, a proteção e recuperação dos habitats das aves, em florestas, cerrados e campos.
Em síntese, as estratégias de conservação e manejo ambiental são muito importantes e vão além da simples demarcação de áreas protegidas — como o enriquecimento da vegetação e a retirada de cipós e espécies que vêm substituir formações de plantas nativas.
Auto Amazon Links: No products found.