O anu-branco é uma das aves mais comuns do Brasil. Ele pertence a família Cuculidae e possui o nome científico de Guira guira. Em inglês é conhecido como Guira Cuckoo.
É conhecido popularmente como rabo-de-palha, Alma-de-gato, anu-do-campo, anum-do-campo, pelincho, Guirá-acangatara, Guira-guira, piló, piriguá, piririta, quiriquiri e quiriru.
Distribuição do anu-branco
Essa espécie está distribuída no sudeste do Amapá e do estuário amazônico até à Bolívia, Argentina e Uruguai.
No Pantanal, é encontrado em todos os ambientes abertos, embora seja menos visto nas margens dos rios e alagados do que o anu-preto.
No geral vivem em campos, lavouras e ambientes mais abertos e tornam-se as aves mais comuns vistas ao longo das estradas.
Características físicas do anu-branco
O pássaro anu-branco mede em torno 38 centímetros de comprimento, sendo que cerca de 20 centímetros é somente da cauda. Quando adulto pesam entre 110 e 170 gramas.
Não há dimorfismo sexual. Seu corpo é fino, sua cauda comprida e preta com manchas brancas na ponta de cada pena. Sua plumagem é branco-amarelada, bico cor de laranja, muito rígido e curvo.
Nos filhotes o bico é cinza. A cabeça e parte das costas são alaranjadas, com finas riscas negras, especialmente no peito. Asas escuras.
As penas da cabeça ficam sempre arrepiadas, dando um aspecto despenteado. É uma ave sociável, vivendo em bandos de até 20 indivíduos.
Um dos nomes comuns da espécie é alma-de-gato, porém, são espécies bem diferentes.
Alimentação do anu-branco
São essencialmente carnívoros, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes, pequenos peixes, girinos, lagartas peludas e urticantes, lagartixas e pequenos roedores.
Seu sistema digestivo separa alimentos que não foram digeridos e com frequência vomitam pelotas. O pássaro anu-branco também consome frutas, bagas, coquinhos e sementes.
Reprodução do anu-branco
O período reprodutivo desta ave é de julho a dezembro. Geralmente ninho é construído somente pela fêmea de anu-branco, usando-se forquilhas de árvores a cerca de cinco metros do solo.
Os ninhos podem ser individuais ou coletivos. O ovo de anu é grande, e tem uma coloração verde marinho.
O anu-branco nem sempre zela pelos ninhos com ovos, abandonando-os. Quando este abandono ocorre é comum que outros pássaros o utilizem.
O filhote de anu deixará o ninho antes de poder voar, estando ainda com a cauda curta, e por isso serão alimentados durante algumas semanas.
As estratégias de reprodução são variadas. Alguns casais abandonam provisoriamente o grupo para construir ninhos e chocar. Outras vezes somente um casal coloca os ovos e o grupo fica chocando.
Também é comum várias fêmeas colocando os ovos no mesmo ninho. As vezes os ovos são postos em ninhos do anu-preto, um comportamento de parasitismo reprodutivo.
Canto do anu-branco
Ele possui um chamado característico bem longo, que normalmente tem o significado de mostrar poder sob o território.
O som é melodioso, onde os pios são emitidos em intervalos cada vez menores, ficando mais curtos.
Saiba Tudo Sobre o anu-branco
Como baixar ou ouvir cantos de anu-branco
Você pode baixar o canto do anu-branco em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.