A águia-americana possui o nome científico de Haliaeetus leucocephalus e pertence a família Accipitridae.
Ela também é conhecida como águia-careca-americana, águia-de-cabeça-branca ou pigargo-americano e em inglês é chamada de Bald eagle.
Um nome bem comum para ela, águia-careca, não reflete muito bem a realidade, uma vez que elas não são realmente carecas.
Este nome popular tem origem antiga e significa “cabeça branca”. Este pássaro é o símbolo dos Estados Unidos.
Distribuição da águia-americana
Esta ave de rapina está presente em boa parte do Canadá e Alaska, em todo Estados Unidos e no norte do México.
Ela têm preferência por viver próximo ao mar, rios ou lagos, ou seja, grandes fontes de água, onde encontrará uma farta quantidade de alimentos.
Outro ponto que ela sempre busca são árvores antigas e grandes para fazerem a reprodução.
Características Físicas da águia-americana
A águia adulta tem as penas em um tom marrom, com a cabeça e a cauda brancas, tornando-as facilmente identificáveis. Visualmente são semelhantes, mas a fêmea é bem maior do que os machos.
Os filhotes de águia-americana são marrons durante a juventude, ganhando a plumagem adulta por volta dos 5 anos de vida, momento em que estarão maduros sexualmente.
São águias bem grandes, com comprimento da ponta da cauda até a cabeça chegando até a 1 metro. A sua envergadura pode chegar até 2 metros e meio, e o peso a mais de 6 quilos.
Alimentação da águia-americana
A águia-americana é um predador muito oportunista. Sua principal fonte de alimentação são os peixes, que captura sobrevoando a superfície da água e mergulhando para o ataque.
Além de grandes peixes como o salmão, ela também poder se alimentar de aves, mamíferos como coelhos e roedores, além de répteis, invertebrados e até mesmo carne em decomposição.
Reprodução da águia-americana
O casal tem o costume de formar pares monogâmicos, ou seja, ficarão juntos até que um venha a morrer.
Outra curiosidade é que eles constroem ninhos enormes, sendo que muitos consideram que são os maiores ninhos feitos em árvores.
Ela utilizará gravetos, lama e grama na confecção do ninho e também poderá construí-lo em penhascos.
Elas possuem um processo de conquista bem interessante, onde executam voos com manobras e piruetas, buscando impressionar e conquistar o parceiro.
Geralmente a fêmea de águia-americana irá fazer a postura de 2 a 3 ovos. Apenas ela fará a incubação por cerca de 45 dias.
Como em quase todas as aves de rapina, somente um dos filhotes deverá sobreviver.
Isso se deve ao fato de que o 2º filhote nascer de 3 a 7 dias após o primeiro, momento em que o irmão já estará bem grande e desenvolvido.
Ele usará seu tamanho avantajado para receber mais comida dos pais e em muitas oportunidades acaba bicando o irmão menor, até que ele não resista e venha a morrer.
Veja também mais informações sobre a águia-real.
Saiba Tudo Sobre a águia-americana
Como baixar ou ouvir cantos da águia-americana
Você pode baixar o canto da águia-americana em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.