Periquito Australiano – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Share Button
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Colorido, atraente e animado são apenas alguns dos grandes atributos do Periquito Australiano. Com suas personalidades quentes e curiosas, eles se toraram um grande animal de estimação para iniciantes na criação de pássaros e até mesmo para os mais experientes. Eles são bastante resistentes, baratos e fáceis de cuidar, por isso são presença constante em diversos lares, até mesmo nos mais humildes e simples.

O Periquito Australiano (Melopsittacus undulatus), pertence à família dos papagaios verdadeiros, o que explica o fato o periquito é relativamente hábeis em aprender a falar. O Periquito vem da Austrália e o primeiro europeu a escrever qualquer coisa sobre esses pássaros coloridos foi John Gould, em 1865, em sua obra intitulada “Birds of Australia”.

Periquito Australiano Guia Completo de Criação e Reprodução com Foto Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

DISTRIBUIÇÃO DO PERIQUITO AUSTRALIANO

Na natureza, o Periquito vem do interior da Austrália, onde a paisagem é quase desértica e não há estações chuvosas regulares. Este ambiente árido dura meses e às vezes fica anos sem chuva. Portanto nem precisaríamos dizer que ele é um pássaro muito resistente.

Este pássaro, juntamente com cerca de 30 a 45 outras espécies de papagaio de pequeno porte com cauda longa, pertencem a um grupo chamado Platycercini. Os membros deste grupo são nativos principalmente da Austrália, mas também são encontrados na Nova Zelândia, Nova Caledônia e ilhas próximas. Além do Periquito Australiano, o grupo inclui aves como os Neophemas, Rosellas e os Papagaios da Nova Zelândia.

ATRATIVOS DO PERIQUITO AUSTRALIANO

Periquitos Australianos são ótimos animais de estimação, especialmente se eles tiverem um monte de atenção e amor. Estas aves são naturalmente muito sociáveis. Eles vivem em grupos de 20 a 40 pássaros, e às vezes chegam até a 60 aves em estado selvagem, e não gosta de ser deixado sozinho. Portanto, se você possuir apenas um Periquito e está trabalhando 8 horas por dia, pense sobre a possibilidade comprar um companheiro para ele, ou tentar deixar o animal com alguém durante o tempo que você estiver fora de casa. Periquitos Australianos são bons animais de estimação para serem criados individualmente ou em um par ou mais, mas tenha atenção e apenas coloque um novo pássaro por vez no seu viveiro de criação.

Periquitos são monogâmicos, por isso, uma vez que eles encontram um companheiro, geralmente será por toda a vida, a não ser que um deles morra de forma prematura, então o outro irá procurar um novo companheiro. Periquitos são animais muito bons para voar. Na natureza eles costuma voar em várias direções e através de vastas regiões em busca de comida e água, por isso se eles poderem ter um bom local para voar, irão se tornar aves muito mais felizes.

Fotos de Periquitos Australianos Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PERIQUITO AUSTRALIANO

O Periquito Australiano tem mais de 100 variedades de cores, mas é encontrado principalmente na cor verde, que é a cor dos Periquitos selvagens, vários tons de azul, opalino, cinza, branco, amarelo, lutino, arlequim e em vários tons destas cores, algumas mais raras do que outras.

Periquitos normalmente medem de 17cm a 25cm de comprimento a partir da ponta do bico sobre a cabeça até à ponta da cauda. A cauda normalmente mede de 8cm a 11cm de comprimento. Periquitos Australianos pesam algo em torno de 30 a 40g. A média de vida do Periquito é de 12 a 14 anos. Eles atingem a maturidade sexual com 3 a 4 meses. Com esta pouca idade, eles já têm a plumagem de adulto, o que é bastante incomum entre os pássaros.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DO PERIQUITO AUSTRALIANO

Misturas prontas de sementes geralmente estão disponíveis no seu Pet Shop ou supermercado, elas contém uma mistura de sementes de alpiste, painço branco, painço amarelo, painço vermelho, aveia, cereais, sementes de niger e linhaça. Algumas misturas de sementes de alta qualidade vêm com cardo, anis , colza , gergelim, e semente de cártamo. Vitamina que contenham Iodo são muito utilizadas para evitar problemas de tireoide. Guarde as sementes em um lugar escuro, mas que seja arejado. Não guarde em sacos de plástico, mas sim em um saco de roupas de dentro de uma dispensa. Sempre ofereça alimentos frescos, como berinjela, ervilhas verdes, pepino, mostarda, milho macio, folhas de beterraba, cenoura, pimentão verde, espinafre e abobrinha. Frutas que podem ser dadas ao Periquito Australiano são o abacaxi, maçãs, damascos, bananas e a maioria das outras frutas.

Existem alguns alimentos que são ruins e podem fazer mal para os Periquitos Australianos, e eles são as que pertencem a família do repolho, como a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o brócolos e o nabo, e também as batatas cruas ou verde, feijão verde, toranja, ruibarbo, ameixas, limões e abacate.

Periquitos também precisam de um bloco de minerais e um osso de siba em sua gaiola. Estes produtos fornecem todos os minerais e microminerais que eles precisam. E, não podemos esquecer de fornecer água fresca e limpa diariamente.

Periquito Australiano Comendo Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

GAIOLAS E ACESSÓRIOS PARA PERIQUITO AUSTRALIANO

Compre uma gaiola para Periquito Australiano que seja espaçosa, com dimensões mínimas de 50cm x 30cm x 45cm. Uma boa gaiola deverá medir pelo menos 100cm x 50cm x 80cm, sendo comprimento x profundidade x altura. De preferência, uma gaiola para Periquitos com barras horizontais tornará mais fácil para o pássaro escalar. Você também pode colocar um poleiro ou brinquedo para Periquitos em cima da gaiola. Na gaiola deverá ter cerca de três poleiros com diâmetros diferentes, ou ramos de árvores com alguma angulação. Os poleiros não devem ter nenhum tipo de lixa.

Alguns brinquedos para Periquitos, como um balanço ou espelho, podem ser colocados, mas não se esqueça de deixar espaço suficiente para que eles possam voar! Use vasilhas para comida e água, que de preferência sejam automáticos, ou se não for possível, procure algum que seja mais dificil acontecer alguma contaminação com os resíduos. Uma banheira é indispensável, ou então, caso você tenha um viveiro para pássaros e possa fazer, poderá colocar uma saída de água lenta, como um riacho. Um bom ninho para periquitos será útil, caso você esteja com intenção de reproduzir o Periquito Australiano.

MANUTENÇÃO DO PERIQUITO AUSTRALIANO

O cuidado básico com a gaiola para Periquito Australiano inclui a limpeza diária da água e das vasilhas de comida. Semanalmente você deve lavar todos os poleiros e os brinquedos que estejam sujos, já o chão da gaiola ou viveiro podem ser lavados a cada duas semanas. Troque o papel do fundo sempre que ele ficar sujo. Um desinfecção total do viveiro para periquitos ou do aviário deve ser feito anualmente, substituindo tudo o que precisa ser renovado, como vasilhas de comida ou bebedouros velhos, brinquedos e poleiros.

TREINAMENTO E DOMESTICAÇÃO DO PERIQUITO AUSTRALIANO

Vá devagar no início e deixe o Periquito Australiano se acostumar com você e com seu novo ambiente antes de colocá-lo no seu dedo. Permita que ele fique voado, sem se preocupar em pegá-lo para colocá-lo de volta na gaiola. Você pode deixar a porta da gaiola aberta e mais cedo ou mais tarde ele vai ficar com fome e voltará. Logicamente que você deverá estar em um local fechado, aonde o Periquito não tenha possibilidade de fugir. Depois de um período de curiosidade, ele irá superar o medo e o treinamento poderá começar. Alguns Periquitos podem tentar falar, mas para isso você deverá ser repetitivo e paciente.

Periquito Australiano Manso no dedo Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

ATIVIDADES PARA O PERIQUITO AUSTRALIANO

Ter um tempo de vôo livre é muito importante. Tente deixar seu pássaro voando em um local seguro por algumas horas por dia. Uma árvore para o pássaro, que pode ser feita com ramos de árvore amarrados com arame, ou então com diversos poleiros em torno do seu local seguro, será muito útil para o pássaro voar. Isto irá proporcionar um ótimo exercício para a ave.

CRIANDO E REPRODUZINDO O PERIQUITO AUSTRALIANO

Para identificar o macho de Periquito Australiano basta olhar a cor da carúncula nasal o do macho será azul e a fêmea será em tons de castanho, rosa ou cinza. A carúncula nasal é a área localizada na base do bico, logo abaixo da testa. É o local aonde as duas aberturas das narinas também estão localizados. Há algumas exceções, mas na maioria das vezes esta coloração é bastante precisa. Em Periquitos jovens, com menos de 3 meses, a cor poderá ser um rosa pálido, mas irá mudar após a maturidade sexual.

Diferenças entre macho e femea na Criação de Periquitos Australianos Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Se um casal de Periquitos Australianos estiverem prontos para acasalar, eles irão fazer a corte primeiro, o macho tentará conquistar a fêmea, cantando e dançando, em seguida ambos irão ficar alimentando um ao outro. O macho então, tentará equilibra-se nas costa da fêmea para que eles possam acasalar.

Periquito Australiano alimento um ao outro Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

A fêmea então irá preparar o ninho para botar seus ovos, normalmente será um ovo a cada dois dias, para um total de 3 a 6 ovos em uma unica ninhada. A incubação dura cerca de 18 dias, mas a fêmea vai permanecer no ninho até que os filhotes começam a ficar penas. Normalmente a fêmea de Periquito Australiano não irá usar nenhum tipo de material para fazer o ninho, mas você poderá deixar algumas aparas de madeira ou capim seco, caso ela resolva utilizar algo depois que os filhotes eclodem. Tenha certeza que a fêmea está alimentando os filhotes, e se não tiver, poderá ser necessário que você os crie na mão.

Femea de Periquito Australiano alimentando os Filhote Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

POTENCIAIS PROBLEMAS DA CRIAÇÃO DO PERIQUITO AUSTRALIANO

O problema mais comum da criação de Periquito Australiano seria um periquito arrancar suas próprias penas. Isso geralmente é causado se o pássaro estiver sozinho e ficar entediado. Outro problema é se seu Periquito estiver com uma anilha muito apertada, neste caso um veterinário terá que removê-la. Se tomar cuidado básicos de higiene, o Periquito Australiano será um animal resistente e valerá bem o dinheiro e esforço gastos por você!

Periquito Australiano na Natureza Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

AONDE COMPRAR PERIQUITO AUSTRALIANO?

O Periquito Australiano está prontamente disponíveis em diversas lojas de Pet Shops, bem como em criadores comuns, além disso são muito baratos para comprar e também para manter em sua casa.

share small Periquito Australiano   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos
END; } else { //normal ads echo <<

Clique Nas Imagens e Veja Outros Textos!