Canario Belga – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Share Button

O Canario Belga é ativo, alegre, bonito e tem um canto deliciosamente agradável! No mundo atual, onde sempre temos algo a fazer e o tempo fica cada dia mais curto, ter um Canario Belga de estimação poderá se tornar o companheiro ideal para muitas pessoas. Os canários são coloridos e têm personalidades agradáveis. Não há nada como escutar o belo canto de um Canario Belga, sempre melodioso e pacífico, para tirar o estresse no final de dia um dia agitado.

canario belga Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

A maioria dos tipos de Canario Belga pode cantar, embora eles não possam ficar cantando durante todo o ano. O canto de um canário é divertido por si só, mas eles também têm algumas outras características muito desejáveis. Ao comprar um Canario Belga de estimação para sua casa, você não estará levando um animal que dê muito trabalho. Eles são pequenos, por isso podem ser mantidos em locais pequenos, ocupando muito pouco espaço. Eles também são muito baratos, especialmente se compararmos aos grandes papagaios e araras, sem falar na alimentação, que não irá causar nenhum rombo em suas finanças.

Os Canarios Belga são resistentes e pouco exigentes, por isso cuidar deste pássaro é muito fácil. Eles não são como os papagaios, ou seja, você não poderá brincar com eles. E, claro, por serem criados para serem realmente pássaros, e não amigos dos seres humanos, faz com que seja bastante improvável que eles se tornem aves mansas de ficar no dedo. Você poderá simplesmente sentar, relaxar e desfrutar das melodiosas notas entoadas durante o canto do canário belga.

Todos os Canários Belga domésticos são provenientes das Ilhas Canárias. Atualmente existem basicamente três tipos de Canario Belga doméstico, os Canários de Cor, que são criados em várias cores, os Canários de Canto que são reproduzidos visando o seu canto, e os Canários de Porte, que são criados devido a características distintas de forma, penas e tamanho. Existem muitas variedades de Canario Belga que você pode escolher, porém algumas raças que eram populares em outros tempos não estão mais disponíveis, tendo aberto caminho para a chegada de novas variedades que atualmente são populares.

Canario Yorkshire 3 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

DISTRIBUIÇÃO DO CANARIO BELGA

O Canario Belga como animal doméstico está presente em todo o mundo. Há alguns fatos curioso sobre o desenvolvimento destes pássaros e as diferentes raças de canários que existiram ontem e as que estão presentes atualmente. O ancestral do canário domesticado que vemos hoje pode ser encontrada nas ilhas Canárias, Açores e Madeira. Desde 1478, quando foram importados pela primeira vez para a Europa, as raças de Canario Belga domésticos mudaram. Na verdade, aconteceram muitas mudanças nos canários ao longo dos anos, com algumas mudanças acontecendo devido a popularidade comercial de algumas raças em detrimento de outras.

Os Canários foram levados para a Espanha em 1478, quando os Espanhóis conquistaram as ilhas Canárias. Por mais de 100 anos, até o século 16, os espanhóis mantiveram o controle dessas pequenas aves, vendendo apenas os machos para outros países europeus. Então, devido a um acidente durante o transporte, uma grande carga de Canario Belga escapou e voou para a ilha de Elba. Em pouco tempo eles passaram a ser criados e foram vendidos para toda a Europa, dando origem a diferentes raças de canário que foram desenvolvidas.

Alguns países se especializaram na criação de Canários de Canto, enquanto outros optaram como características como a cor, tipo de corpo, ou penas. Assim, algumas raças de canários são nomeados e classificados pela sua forma e as áreas geográficas em que foram desenvolvidos, enquanto outros são nomeados e classificados devido a sua plumagem, canto ou cor. Diferentes países ficaram conhecidos pela classificação que eles criados, por exemplo, os Alemães criam Canários de Canto, já os Ingleses e Franceses criam visando as cores.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO CANARIO BELGA

O Canario Belga geralmente mede entre 12cm a 20 cm de comprimento. Sua plumagem é muito brilhante, e tem diversos tons baseados no amarelo, amarelo-esverdeado, verde, tons de laranja e tons de vermelho. O tempo de vida de um Canário varia um pouco de ave para ave, sendo qeu na média, uma Canária Fêmea irá viver entre 5 a 6 anos e um canário macho, chegará até os 10 anos, embora tenha relatos de Canários Belga que viveram até 20 anos.

TIPOS DE CANARIO BELGA

Existem basicamente três tipos de Canario Belga criados seletivamente e disponíveis hoje. Os tipos de Canario Belga disponíveis na indústria do Pet Shop incluem:

Canario Gloster Fancy Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

CANARIO BELGA DE COR

Este grupo inclui pássaros que foram criados especificamente para termos várias cores de Canário Belga, sendo desenvolvidos em praticamente todas as cores possíveis para canários. Este grupo também inclui o Canário Fator Vermelho, que podem ser encontrados em tons de laranja muito leves, cobre, vermelho e laranja bem fortes, chegando até o vermelho quase puro. Muitos especialistas concordam que o Canario Belga fator vermelho foi alcançado a partir de cruzamentos do canário com o Pintassilgo da Venezuela. Hoje, na natureza, este Pintassilgo é muito raro e está em perigo de Extinção.

  • Canários de Cor
  • Canário Fator Vermelho

CANARIO BELGA DE CANTO

Este grupo inclui pássaros que foram desenvolvidos especificamente para cantar, apresentando notas e um tempo de canto maior que as outras.

  • Canario Cantor Americano
  • Canario Roller
  • Canario Timbrado Espanhol
  • Canario Waterslager

CANARIO BELGA DE PORTE

Este grupo inclui aves especificamente criadas para ter características especiais, tais como tamanho, forma do corpo ou penas. Outras características únicas podem ser encontrados em outros Canários Belga criados pelo seu porte.

  • Canario Belga Fancy
  • Canario Border Fancy
  • Canario Fife Fancy
  • Canario Gloster Fancy
  • Canario Lizard
  • Canario Frisado do Norte Holandês
  • Canario Norwich
  • Canario Frisado Parisiense
  • Canario Stafford
  • Canario Yorkshire

Canario Yorkshire 3 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DO CANARIO BELGA

A alimentação do Canario Belga deve ser constituída por uma boa mistura de sementes, e pode ser complementada com sementes germinadas, vários tipos de frutas, verduras, alimentos verdes. Geralmente as misturas comerciais fornecem os nutrientes consideradas adequados para o pássaro.

ALIMENTOS PARA O CANARIO BELGA

Lembre-se, alimentos e água frescos devem ser fornecidos diariamente.

Alpiste: O alpiste deverá ser a sua comida diária, existindo diversas misturas prontas a venda no Pet Shop, que além do alpiste, contam com outras sementes cheias de vitaminas. Um único canário vai comer cerca de uma colher de chá de sementes por dia, sendo que raramente eles comerão em excesso, a não ser que o tempo esteja muito frio ou esteja na época de muda de penas.

Ração Peletizada/Extrusada: Dietas compostas por rações peletizadas também estão disponíveis e normalmente contêm mais vitaminas e proteínas do que as sementes, tornando a complementação da alimentação desnecessária. No entanto, o Canário Belga que nunca recebeu uma dieta peletizada poderá não reconhecê-la como alimento, e não aceitá-la. Caso você resolva dar estas rações para seus Canários Belga, vá fazendo a mudança gradualmente, colocando um pouco de ração no meio do alpiste, e diminuindo o alpiste com o passar dos dias.

sementes alimentação canario belga 4 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

COMPLEMENTOS ALIMENTARES PARA O CANARIO BELGA

Os complementos alimentares são muito importantes e podem ser colocados em uma vasilha extra, sendo fornecidos de forma variada.

Frutas, Legumes e Verduras:Os complementos alimentares que o Canario Belga gosta de comer diariamente incluem verduras, como couve, brócolis, dentes de leão, espinafre, aipo, ervilhas e agrião. Pequenas quantidades de frutas, como maçãs, laranjas, uvas, bananas e melões também podem ser oferecidos. Existem barrinhas de sementes com mel, frutas e legumes que torna a alimentação divertida para o Canário, além de serem nutritivas. No entanto, existem alguns criadores que acreditam que estas barrinhas deixam os Canários Belga mais apáticos ou preguiçosos, deixando-os menos dispostos para cantar.

Proteínas: Cerca de uma vez por semana, você pode oferecer um suplemento adicional de proteínas, tais como o ovo cozido.

Alimentos Estimulantes para a Canção: Você também pode fornecer alguns alimentos que ajudam a esquentar o pássaro, fazendo-o cantar mais, existem vitaminas prontas no mercado, e alguns dizem que a mostarda também ajuda.

Alimentos para Colorir os Canários de Cor: Para Canários vermelhos é importante proporcionar uma fonte de alimento colorido. Em breve iremos publicar novas informações sobre esta alimentação.

Vitaminas: A maioria das misturas de sementes para Canario Belga tem as sementes revestidas por vitamina. No entanto, se você fornece o alpiste comum, poderá adicionar as vitaminas diretamente na água de beber, para isso basta seguir as orientações contidas na embalagem.

Minerais: Deixe a disposição o osso de siba ou um bloco mineral. O cálcio que eles proporcionam vai deixar o seu Canario Belga com o bico e ossos fortes e irá ajudar a fêmea no processo de postura. A cal presente no osso de siba também auxilia na digestão.

Areia: Muitos criadores estão desencorajando o uso da areia, alegando que é desnecessário para o Canario Belga, pois eles conseguem descascar as sementes. No entanto, vale ressaltar que em muitos países ele é considerado um ingrediente importante para a dieta dos pássaros, e continua a ser usado. O uso da areia foi bastante difundido pois acredita-se que ela seja essencial para fornecer minerais e elementos necessários, bem como para auxiliar na digestão. Caso você deseje fornecer areia para seus canários, compre-a em lojas para animais, e nunca pegue uma areia da rua.

cores de canario belga 5 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

ÁGUA PARA O CANARIO BELGA

Um canário não conseguirá viver mais de 24 horas sem água! Forneça água fresca diariamente, e lembre-se de lavar os potes onde ela é fornecida.

BANHOS PARA O CANARIO BELGA

Você deve colocar uma vasilha com água em temperatura ambiente para que seu Canário Belga possa tomar banho pelo menos uma vez por semana, já nos dias mais quentes do verão você pode deixar está água diariamente. Uma “banheira” que seja um pouco mais alta irá ajudar a diminuir os respingos de água. O banho é muito importante para os Canários Belga durante a época de muda de penas.

canario belga tomando banho 6 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

OUTROS CUIDADOS COM O CANARIO BELGA

As unhas do Canário Belga ocasionalmente precisam ser cortadas, mas tenha cuidado para nunca cortar a veia que fica na base da unha, pois ele poderá sangrar rapidamente e até mesmo morrer. Existem tesouras próprias para cortar as unhas dos pássaros, e também pó hemostático, que é usado para estancar o sangramento, caso aconteça.

GAIOLAS E ACESSÓRIOS PARA CANARIO BELGA

GAIOLAS PARA CANARIO BELGA

Os pássaros gostam de espaços abertos, então o ideal é que você forneça para seu animal de estimação uma gaiola para Canario Belga que seja espaçosa. Também é necessário ter tigelas com comida, água, e complementos alimentares, bem como uma área para banho. Boas gaiolas para Canário Belga podem ter o tamanho abaixo:

  • Para um único pássaro, as gaiolas devem ter cerca de 40cm;
  • Para um casal, as gaiolas devem ter cerca de 50cm.

POLEIROS PARA GAIOLAS DE CANARIO BELGA

Você deve colocar 02 ou 03 bons poleiros feitos de madeira macia, com cerca de 1cm de diâmetro. Galhos de árvores com tamanho semelhantes também são bons poleiros e irá ajudar a desgastar as unhas naturalmente.

AONDE COLOCAR AS GAIOLAS DE CANARIO BELGA?

Coloque a gaiola em um suporte ou a pendure na parede, de preferência no nível dos olhos ou a cerca de 2 metros do chão. Certifique-se de que o local que você escolheu tenha boa iluminação e seja bem ventilado, porém livre de correntes de ar diretas. A gaiola para Canario Belga deve estar longe de portas e janelas, de forma que não fiquem expostas diretamente à luz solar, já que o local pode ficar excessivamente quente, porém, sempre deverá ficar perto de pelo menos uma parede, de forma a aumentar a sensação de segurança do canário. A gaiola poderá ser coberta durante a noite, desta forma evita-se correntes de ar e algumas pertubações luminosas.

gaiola canario belga 7 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

VIVEIRO DE CANARIO BELGA

Um viveiro espaçoso e interno ou um viveiro ao ar livre, dependendo do que você tem disponível, serão todas boas escolhas. O viveiro interno necessita de muita luz e ar fresco. Já o viveiro ao ar livre precisa ter um abrigo protegido, onde os pássaros possam se proteger do sol ou da chuva, sempre que for necessário, e a tela deverá ser pequena o suficiente para evitar que ratos e camundongos resolvam visitar os Canários.

MANUTENÇÃO DO CANARIO BELGA

Embora canários exigem muito pouco tempo de dedicação, um ambiente limpo, bem como alimentos frescos e água diariamente é uma necessidade constante, de forma a evitar diversas doenças de pássaros. O cuidado básico com a gaiola do Canario Belga inclui limpeza diária da água e vasilhas de comida. A cada dois ou três dias você deverá trocar o papel do fundo da gaiola. Lave semanalmente e seque toda a gaiola, incluindo os poleiros. Gaiolas de ferro são mais fáceis para cuidar, porém tendem a esquentar ou esfriar com mais facilidade, dependendo do clima.

COMPORTAMENTOS SOCIAIS DO CANARIO BELGA

Canários Belga são muito sociáveis e tem personalidades tranquilas. Eles não vão machucar ou atrapalhar as crianças, visitantes ou outros animais de estimação. Contudo eles são pássaros tímidos e não devem ficar na mesma gaiola com Periquito Australiano, Agapornis, ou outras aves que tendem a ser mais agressivas por natureza. Deixar dois Canários Belga machos lado a lado em suas gaiolas poderá causar brigas, mas eles podem ficar em uma gaiola espaçosa ou viveiro para pássaros, juntamente com canários e outras aves de bico reto.

MANUSEIO E TREINAMENTO DO CANARIO BELGA

Na maioria do tempo, os Canários Belga serão simplesmente apreciados por sua beleza e canto. No entanto, alguns canários são autorizados a sair de sua gaiola para ficar em outros locais, ou são usados em shows e, portanto, necessitam de serem domesticados ou treinados. O Canário Belga pode aprender alguns truques simples, como brincar com um brinquedo, mas eles são muito tímidos e é preciso muita paciência. Se eles forem expostos a determinados sons quando são jovens, os machos também poderão aprender a imita-los, como o toque de telefone ou uma campainha.

Se você deseja amansar ou treinar o seu canário, o melhor é comprar um único pássaro, e é mais fácil de treinar um pássaro jovem. Cortar as penas de uma asa irá tornar o trabalho mais fácil, uma vez que ele não conseguirá voar. Quando você precisar segurar o seu canário, coloque a palma da mão sobre ele, e use o polegar e o indicador para dar a volta no pássaro. Canárias raramente irão bicar, e mesmo se eles fizerem isso, não irá causar nenhum tipo de machucado em você. Amansar ou treinar um canário requer muita paciência, esforço e persistência.

ATIVIDADES DO CANARIO BELGA

Os Canários Belga gostam de se movimentar e voar, e é importante para a saúde e bem-estar dos pássaros que eles sejam capazes de voar de um poleiro para outro poleiro. Mantenha os acessórios da gaiola numa distância mínimo para permitir a livre circulação do pássaro. Na natureza, os canários belga gostam de rolar no orvalho úmido das gramíneas, de forma a tomar banho. Você pode imitar este comportamento, basta colocar folhas de verduras molhadas no fundo da gaiola, e deixar por algumas horas. Uma tigela com água também irá proporcionar um banho divertido para o seu Canario Belga. Só não deixe que ele fique com frio !

CRIANDO E REPRODUZINDO O CANARIO BELGA

O Canário Belga é relativamente fácil de reproduzir em cativeiro, especialmente se você os deixar em um local com privacidade e com poucos distúrbios.

REPRODUZINDO O CANARIO BELGA

A época de reprodução do Canário Belga no Brasil vai desde o final de Julho até Dezembro, porém não é difícil conseguir filhotes durante todo o ano. A fêmea de Canário Belga deve ter, pelo menos, um ano de idade, já o macho não deve ter mais que cinco anos de vida. Tanto o canário macho quanto a fêmea devem estar muito bem alimentados e saudáveis para iniciarem a reprodução.

Coloque o macho e a fêmea em gaiolas separadas, uma do lado da outra, por algumas semanas antes de colocá-los juntos, para que eles possam se familiarizar um com o outro e evitar brigas. Durante este período o macho ficará cantando para a fêmea, buscando seduzi-la, e a fêmea, após ceder aos encantos do macho, irá “abaixar” no poleiro, comportamento típico e que mostra que ela está pronta para acasalar. Você deve complementar a dieta do casal com semente de niger, espinafre, mostarda, ovo cozido e farinhadas, antes da postura e principalmente com o nascimento dos filhotes. Também coloque um pouco de azeite ou óleo de gérmen de trigo em na farinhada, isso ajuda a prevenir a que a fêmea fique com o ovo preso no momento da postura.

reproduzindo canario belga 8 Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

AMBIENTE DE CRIAÇÃO DO CANARIO BELGA

A gaiola para reprodução de Canario Belga de bom tamanho deve ter cerca 46cm x 28cm x 36cm. Coloque o ninho em forma de taça, que é facilmente encontrado em qualquer loja de produtos para animais, em um dos cantos da gaiola. Coloque um pouco de serragem, grama seca, palha de milho, ou outro material para que os Canários possam levar para o ninho, caso desejarem, pois nem todos os Canários Belga fazem ninhos.

POSTURA DE OVOS E FILHOTES DE CANARIO BELGA

A fêmea bota um ovo por dia até que se tenha de 2 a 6 ovos. Você pode retirar cada ovo delicadamente usando uma colher, colocando um ovo falso, até que ela é feita de postura. Os ovos retirados podem ser colocados em uma vasilha com algodão, areia, farinha de milho, farinha de aveia ou maravalha, e devem ser virados uma vez por dia, até que você os coloque de volta no ninho, quando a fêmea finalmente irá iniciar o choco. Alguns criadores acreditam que é melhor retirar o canário macho neste momento, de forma que ele não atrapalhe a fêmea chocar. Outros acham que o macho tende a cuidar da fêmea enquanto ela está chocando. Se você optar por deixar o macho, certifique-se que a fêmea está ficando no ninho e chocando os ovos.

Depois de 12 dias de choco, coloque uma vasilha para que a fêmea possa tomar um banho. Ela vai tomar banho e voltará ao ninho, umedecendo o ninho e hidratando os ovos. Isso suaviza as membranas dos ovos, e ajuda os filhotes que estão prestes a nascer. Os ovos eclodem no 13º ou 14º dia após ela iniciar o choco. Neste tempo, deixa para a fêmea bastante alimentos macios, como pão embebido em leite, ovo cozido e um pouco de maçã. Se você tiver retirado o macho, quando os filhotes fizerem 2 semanas de vida, o coloque novamente na gaiola, de forma que ele irá ajudar a alimentar os jovens.

Os filhotes nascem cegos e sem penas. Com cerca de 2 a 3 semanas, eles vão começar a ter penas e deixarão o ninho para ficarem nos poleiros mais próximos. Eles semente serão independente e se alimentarão de sementes com cerca de 6 semanas, assim a fêmea poderá cruzar novamente. Não deixe que casal se reproduza muitas vezes seguidas, ou eles vão começar a ter filhotes fracos!

filhote canario belga nascendo Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

POTENCIAIS PROBLEMAS DA CRIAÇÃO DO CANARIO BELGA

Canários Belga são aves muito resistentes e quase todas as doenças tem como causa uma alimentação inadequada, gaiolas sujas e correntes de ar. Uma dieta equilibrada e muito exercício irá prevenir a maioria das doenças do Canário Belga. Se um canário ficar doente, ele irá perder peso rapidamente, por isso é essencial que você conheça o seu pássaro e preste atenção em mudanças drásticas, o que será indícios reais de doença.

Alguns sinais de doença são excrementos de cores diferentes, ou seja, que não são pretos e brancos, penas arrepiadas, falta de apetite, respiração ofegante, muda de penas fora de época, não canta e fraqueza. Algumas das doenças e lesões comuns que o seu Canario Belga pode ter são asas ou pernas quebradas, cortes e feridas abertas, bicos e unhas grandes demais, penas encravadas, muda encruada, muda falsa causada ​​por maus tratos ou dieta inadequada, cãibras nas pernas devido ao confinamento em gaiolas que são muito pequenas, perda de peso, insolação, choque, concussão, ovo atravessado, diarreia, ácaros, resfriados, perda de penas, escamas nas pernas, dor nos olhos, tumores, parar de cantar e constipação.

Primeiro, você deverá isolar o pássaro em uma “gaiola hospital”, onde você deve cobrir tudo, deixando a frente da gaiola aberta e monitorando a temperatura, se estiver frio, você pode adicionar uma lâmpada para aquecer. Remova todos os poleiros e coloque as vasilhas de comida e água no chão. Se você não ver melhorias dentro de algumas horas, leve o pássaro até um veterinário para que ele possa diagnosticar e fazer o tratamento correto.

canario belga no poleiro Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

AONDE COMPRAR CANARIO BELGA?

O Canário Belga está amplamente disponível na indústria de animais de estimação, além disso, é fácil encontrar um vizinho ou amigo que tem um casal e que estará disposto a te vender ou até mesmo dar um filhote. Uma grande variedade de características podem ser encontrados nos Canários Belgas, como cor, canto, tamanho, penas e forma do corpo. Canários Belga a venda, que são aves jovens, ou seja, aqueles que tenham concluído a sua primeira muda, são mais fáceis de serem comprados no inicio do ano, pois são os primeiros filhotes da última ninhada. Estas aves são melhores se você quer amansar o seu canário ou treina-lo para fazer algum truque. O Canario Belga também é um pássaro muito barato e bastante acessível a praticamente todas as famílias.

share small Canario Belga   Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos
END; } else { //normal ads echo <<

Clique Nas Imagens e Veja Outros Textos!