Como Reproduzir o Diamante de Gould

Reproduzir o Diamante de Gould não é muito simples, pois para conseguir bons resultados é interessante usar o pássaro Manon como amas secas, ou seja, assim que a fêmea de Diamante de Gould botar, você terá que retirar os ovos e colocar para que os pais adotivos possam chocar. Esse processo tem uma grande vantagem, pois o casal de Diamante de Gould em pouco tempo estará pronto para realizar uma nova postura.

Casal de Diamante de Gould Como Reproduzir o Diamante de Gould

QUANDO PODEREI REPRODUZIR O DIAMANTE DE GOULD

As fêmeas de Diamante de Gould estão prontas para a reprodução a partir dos 10 meses de vida, porém muitos criadores esperam até que ela tenha pelo menos 1 ano de vida. Elas chegam a botar de 5 a 8 ovos que eclodem após 15 a 17 dias de choco. Em cativeiro você poderá reproduzir durante todo o ano, porém é indicado que se faça o acasalamento durante as épocas mais quentes e úmidas do ano. Após 3 posturas você deverá dar descanso de 1 mês ao casal, chegando no máximo a 6 posturas anuais quando se usa a ama seca, e caso a fêmea de Diamante de Gould for a responsável por chocar os ovos, faça no máximo 3 posturas seguidas, por ano.

PREPARATIVOS PARA REPRODUZIR O DIAMANTE DE GOULD

As gaiolas de reprodução do Diamante de Gould não precisam ser enormes, sendo aconselhável que se tenha pelo menos 50cm de comprimento. Para conseguir acasalar, o Diamante de Gould macho faz uma dança impressionante, buscando conquistar a parceira. Ele curva-se na frente da fêmea e fica balançando a cabeça por alguns segundos e logo após, começa a pular com o peito estufado, sem contudo tirar o olho da fêmea. Após ceder aos encantos o processo de acasalamento terá início.

Como Reproduzir o Diamante de Gould Como Reproduzir o Diamante de Gould

Se você for reproduzir o Diamante de Gould sem usar a ama seca, é recomendável que deixe a gaiola em um local fixo, mexendo o mínimo possível para trocar a água e a comida. Esse local deve ser um pouco escuro, pois na natureza o ninho de Diamante de Gould normalmente fica localizado em locais muito escuros. Caso você vá usar o Manon para chocar os ovos, vá retirando os ovos a medida que a fêmea faça a postura e os guarde em um local seguro, em seguida transfira-os para o casal adotivo. É interessante colocar os ovos em um casal de Manons que já esteja chocando, porém alguns pássaros aceitam e chocam os ovos mesmo que não estejam se reproduzindo. Caso você tenha um casal que não esteja realizando nenhuma postura, veja se está mudando a gaiola frequentemente de lugar, se a fêmea é jovem ou velha demais, ou se o macho não está interessado em cortejar a fêmea. Uma forma de tentar interessá-lo e o separar da fêmea por 1 mês, e depois voltar a juntá-los.

NINHO DE DIAMANTE DE GOULD

O ninho para Diamante de Gould devem ser de madeira e não precisam ser grandes, os que medem 15cm de comprimento por 10cm de largura e altura são os mais aconselháveis. Você pode colocar grama japonesa ou raízes de capim seco para os pais fazerem o ninho. O Diamante de Gould não gostam de inspeções no ninho, podendo inclusive abandonar os ovos e/ou filhotes. Já as amas secas não se incomodam com as inspeções. Uma curiosidade interessante é que normalmente o acasalamento do Diamante de Gould acontece dentro do ninho.

Filhotes de Diamante de Gould Como Reproduzir o Diamante de Gould

OS FILHOTES DE DIAMANTE DE GOULD NASCERAM, E AGORA?

Após o nascimento dos filhotes de Diamante de Gould você terá que deixar a disposição dos pais uma boa alimentação, além da mistura de sementes ou ração extrusada, coloque verduras, legumes e frutas, como couve, mostarda, chicória, pepino, milho verde, jiló e maça. Com cerca de 50 dias os filhotes ficam independentes e podem ser separados dos pais ou da ama que o criou.

share small Como Reproduzir o Diamante de Gould