Porque Devo Retirar os Ovos de Canario Belga do Ninho?

Por | 7 comentários

Share Button

Uma das grandes dúvidas para os criadores iniciantes de Canario Belga é o que fazer com os ovos recém botados. Alguns criadores dizem que não se deve nem olhar para eles, sob pena da fêmea abandonar o ninho, porém, são poucas as fêmeas de Canario que apresenta este mau comportamento, pois o Canario Belga é conhecido por serem ótimos pais. Você pode deixar os ovos no ninho, porém os filhotes irão nascer em dias diferentes, fazendo com que eles tenham tamanhos diferentes, podendo ocorrer problemas e até mesmo a morte de alguns. Vamos falar um pouco mais sobre como retirar os ovos de Canario Belga do ninho.

 
Porque Devo Retirar os Ovos de Canario Belga do Ninho Porque Devo Retirar os Ovos de Canario Belga do Ninho?


 

COMO POSSO RETIRAR OS OVOS DE CANARIO BELGA DO NINHO?

 

Você pode retirar os ovos de Canario Belga, mas para isso, primeiramente lave e seque bem as mãos, em seguida retire o ovinho com muito cuidado. Você pode usar uma colher para fazer essa retirada, sempre tendo muito cuidado. Lembre-se que os ovos são muito pequenos e frágeis, podendo quebrar facilmente, portanto todo cuidado é pouco. Após tirar os ovos guarde-os em um potinho com alguma semente, de preferência o painço, pois ele é mais arredondado que o alpiste. Você também pode usar um pouco de algodão no potinho. Vire os ovos pelo menos 3 vezes por dia, evitando que a gema grude em sua casca. Deixe os ovos em um local seco, fresco e que não bata sol.

 

Na noite anterior a que a fêmea for botar o 4º ovo você deve coloca-los novamente no ninho, deixando-os para serem chocados normalmente pela fêmea. Muitos criadores, após retirar o ovo verdadeiro, colocam “ovos indez” (são ovos de plástico) no ninho, sendo esta prática aconselhada por muitos. Você pode fazer o teste da ovoscopia após o 5º dia de choco, assim saberá se os ovos tem ou não filhotes. Caso não estejam galados, é interessante que você dê uma lida na nossa sessão de reprodução de pássaros, você encontrará muitas dicas e informações que podem te ajudar.